Meio Bit » Arquivo » Internet » Google Checkout não pode ser usado no eBay

Google Checkout não pode ser usado no eBay

18 anos atrás

O site de leilões eBay dos Estados Unidos baniu o recém lançado Google Checkout da lista de possíveis formas de pagamento nas transações on-line realizadas por seus usuários.

Entre as vantagens do Google Checkout estão a possibilidade de manter seus dados pessoais e números de cartão de crédito em sigilo, rastrear as condições de entrega do pedido quando o vendedor oferecer essa facilidade e poder comprar de diversos fornecedores ou sites diferentes da mesma forma prática e fácil. A rigor é um serviço muito semelhante ao que o PayPal já oferecia. A diferença é que o Paypal é um serviço permitido para uso pelo eBay e inclusive incentivado pelo próprio site como sendo a forma mais segura de pagamento disponível.O Google Checkout foi banido porque o Paypal é um serviço do próprio eBay. Na verdade o Paypal tornou-se a principal fonte de renda do eBay nas trasações que seus clientes fazem. Quando alguém compra um produto de um vendedor no eBay e paga via Paypal uma pequena parte do valor da transação é cobrada pelo sistema. Assim o eBay consegue lucrar com um site que oferece um serviço gratuito. Sob o pretexto de proteger a viabilidade do seu negócio o eBay está proibindo seus usuários de usar um serviço concorrente do seu Paypal. E aqui começa um problema que é tão comercial quanto jurídico. O eBay disponibiliza um canal para que as pessoas façam negócios entre si e o Paypal é um serviço adicionado à infra-estrutura desse canal. Claramente há um direito do eBay de determinar o que deve ou não ser oferecido como serviço para seus clientes.

Por outro lado o Paypal tornou-se um serviço independente do eBay, que pode ser usado para diversos fins em outros sites da web, até para doações à ONGs. Sendo o Google Checkout um serviço concorrente do Paypal os princípios de mercado rezam que apenas a livre concorrência entre serviços e produtos é que pode proporcionar bons negócios à preços justos para o consumidor. O Google já começou a reclamar e há rumores de que o gigante da internet possa recorrer à justiça para que seu sistema de pagamentos funcione dentro do eBay, principalmente porque o eBay participa de uma campanha pela livre concorrência na internet.

Parece que afinal será um juiz que definirá se o cliente eBay pode optar por uma forma de pagamento indireta diferente do Paypal. Se o Google não conseguir implementar seu sistema de pagamentos no maior site de leilões virtuais do mundo talvez o Checkout não torne-se o “Paypal Killer” que o gigante desejava. Se por outro lado o Chekout tornar-se um meio permitido no eBay, mesmo que por força de uma decisão judicial, talvez o Paypal acabe mesmo enfrentando problemas já que o Google mostrou-se disposto a implementar o serviço em diversos países e com uma abrangência muito maior do que os serviços prestados até agora pelos sistemas existentes.

relacionados


Comentários