Meio Bit » Arquivos » Demais assuntos » Conheça o Lopes (Lower-extremity Powered ExoSkeleton)

Conheça o Lopes (Lower-extremity Powered ExoSkeleton)

Lopes promete revolucionar a medicina de reabilitação proporcionando movimentos tridimensionais.

28/02/2011 às 10:28

Pesquisadoras do laboratório de engenharia biomecânica da universidade Holandesa de Twente finalizaram a parte mais importante do projeto que promete ser uma revolução na medicina de reabilitação, o Lopes (Lower-extremity Powered ExoSkeleton). Trata-se de um exo-esqueleto robotizado capaz de fazer com que vítimas de derrames e outros traumas possam recuperar a habilidade de caminhar re-ensinando-lhes o caminho das pedras.

Ao contrário de outros aparelhos similares, o Lopes é o único capaz de reproduzir três dimensões de movimento para quaisquer direções. Isso faz com que o sistema nervoso do paciente "relembre" mais facilmente quais grupos musculares são ativados para quando os passos fazem uma mudança súbita de direção, tornando o processo de recuperação ainda mais autônomo e intuitivo.

Os holandeses esperam que o Lopes substitua as máquinas atuais por volta de 2012 e o projeto é considerado tão promissor que já foi incluído em um outro projeto ainda maior para a União Européia, chamado MindWalker, um enorme projeto que testa algoritmos avançados de controle autônomo para serem usados em exo-esqueletos e robôs de recuperação física.

relacionados


Comentários