Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Kodak Portra 160 chegando ao mercado

Kodak Portra 160 chegando ao mercado

13 anos atrás

Muitos acusam a Kodak de viver no passado, de não dar a devida atenção à fotografia digital e ainda apostar na imagem produzida com o bom e velho filme fotográfico. Mas, creio que essa é uma visão propagada em países não consumistas como o nosso. Aqui, muito do que se usa e está disponível na Europa e Estados Unidos nem chega a fazer parte de catálogos de produtos importados. Conheço muita gente que acha que não se produzem mais discos de vinil, simplesmente pelo fato de não estarem a venda no Brasil (pelo menos não em um volume que se mostre visível para toda a população).

O que acontece é que a Kodak está investindo em um mercado que ainda existe e que possui uma demanda significativa em países mais civilizados. Se existisse uma grande disponibilidade de diferentes filmes, processos de revelação e, principalmente, por um preço convidativo,  eu ainda estaria brincando e fotografando muito mais com filme do que atualmente. Pensando sobre esse prisma, não é tão loucura assim a Fuji estar lançando nos dias de hoje uma câmera de médio formato mecânica.

Mas, voltando à notícia, a Kodak anunciou que vai descontinuar os filmes Portra 160N e o Portra 160V e vai substituí-los por um único produto batizado simplesmente de Portra 160. Muitos dizem que essa é uma reestruturação que já estava sendo pensada no ano passado quando a empresa lançou a linha profissional Portra 400. Ainda continuo achando que o filme fotográfico está fadado ao esquecimento, ou quem sabe a um nicho artístico, mas não podemos negar sua importância. Segundo Lars Fiedler, Gerente de Desenvolvimento de Produtos da Kodak, o novo Portra 160 será muito parecido com os antecessores no que diz respeito à saturação de cores e contraste, mas com uma leve diferença. O filme vai possuir grãos muito mais finos, o que vai ser de grande importância para quem for digitalizar suas fotos.

Olhando por esse prisma, a Kodak mantém as práticas do passado, mas com o olho na tecnologia digital. Com essa reestruturação, a Kodak vai manter no mercado apenas 4 filmes profissionais (Portra 160, Portra 400, Portra 800 e Portra Ektar 100), o que é uma quantidade mínima se levarmos em conta a quantidade de películas disponíveis em 2000 e 2001. Feliz de quem mora em terras civilizadas e pote ter acesso às novidades. Achar um médio formato ou filme 35mm profissional no Brasil (principalmente no interior) é uma tarefa quase impossível.

portra-160

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários