Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Visite museus com o Google Art Project

Visite museus com o Google Art Project

Novo serviço do Google permite qualquer pessoa conhecer vários museus de todo o mundo.

13 anos atrás

Uma das minha maiores frustrações foi nunca ter viajado para fora do Brasil. Não apenas por não conhecer in loco outras culturas ou pelas comprinhas de eletrônicos mais em conta, mas principalmente por não ter tido a oportunidade de conhecer alguns dos mais importantes museus de arte do mundo.

Desde moleque sempre fui fascinado pelas pinturas de alguns dos grandes gênios da humanidade, como Vincent van Gogh, Jackson Pollock ou Leonardo da Vinci, e se não há previsão de realizar meu sonho tão cedo, ao menos o Google arrumou uma maneira de trazer algumas dessa obras a todos nós.

Intitulado Google Art Project, a ideia do serviço é permitir que o usuário visite virtualmente vários museus e conheça mais de 1000 quadros de 400 diferentes artistas. O melhor é que além de ser gratuito, o site permite que “andemos” pelos corredores dos museus num sistema parecido com o do Street View, permitindo darmos um clique para expandir a obra e é aqui que entra um dos mais legais detalhes do site. Uma pintura de cada museu foi escolhida para ser mostrada com impressionantes 7 bilhões de pixels, o que possibilita vermos detalhes das pinceladas do quarto de Van Gogh que nem mesmo ao vivo seria possível.

Idealizado por Amit Sood, o projeto visa democratizar a arte, permitindo que todos possam ter acesso a tais pinturas e deve aumentar muito o seu acervo nos próximos meses, já que segundo ele, apenas 20% está no ar e ainda é possível ver informações dos quadros, como medidas, técnica utilizada e uma breve biografia do artista.

Talvez a sensação de navegar pelo Art Project não se assemelhe à de ver pessoalmente um Botticelli ou um Caravaggio, mas acho que isso seria o mesmo que discutir sobre o que é melhor, assistir um filme no cinema ou em um Blu-ray ligado numa televisão grande.  Em ambos os casos, se um conta com toda uma atmosfera peculiar, o outro permite vermos os mínimos detalhes, na hora e quantas vezes quisermos, mas o importante mesmo é que agora todos possuem acesso a essas obras.

Google Art Project.

Google Art Project. (Clique para ampliar)

Fonte: Official Google Blog.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários