Meio Bit » Arquivo » Games » Jogos antigos

Jogos antigos

18 anos atrás

Eu adoro jogos antigos. Mas antigos, mesmo... do tipo "Lemmings", da saudosa produtora Psygnosis ou "Dune", da Virgin Games. São jogos da década de 1990, 1980... coisa bem velha.

Alguns desses jogos já são considerados "abandonware", ou seja: as produtoras já não existem e eles cairam em domínio público, ou não serão mais vendidos e os detentores dos direitos autorais fazem vistas grossas à sua livre distribuição.

Dois bons sites, que vivo "garimpando" à procura de antiguidades são o Gaming Depot e o XTC Abandonware. Há centenas de jogos interessantíssimos, que ainda são atrativos, mesmo nesses dias de gráficos 3D, como por exemplo: Wing Commander, R-Type, X-COM UFO Enemy, ChessMaster 2000 e por aí vai...

Para o leitor mais empolgado, certamente surgirá uma dúvida: se são jogos tão antigos, funcionavam sob o DOS... como se comportarão hoje, sob o Windows XP?

Isso é realmente um problema para a maioria deles, que fazia acesso direto ao hardware de som e vídeo ( uma prática "pouco saudável" em sistemas operacionais multi-tarefa, mas perfeitamente plausível sob o velho DOS ). Às vezes, nem sob o "modo de compatibilidade" as coisas funcionam bem. O que fazer quando a saudade de ver os velhos lemmings saltando para o mar fica incontrolável? Simples: usar o DOSBox.

DOSBox é um "emulador de DOS", feito especificamente para rodar jogos. Extremamente simples de se configurar, tem versões para Windows, Linux, MacOS, BeOS ( lembram? ) e até OS/2. Para saber se aquele seu jogo de infância rodará bem, basta ver a lista de jogos compatíveis.

Há ainda uma outra classe de jogos que me apetecem: os "remakes". São aqueles jogos feitos para MSX, ZX-Spectrum, Apple ][... toda aquela fauna existente antes da era glacial dos PCs tomar toda a Terra. Como este não é um artigo sobre emuladores ( pelo menos, não sobre emuladores de computadores ), resta uma solução: o site Retro Remakes.

Há muita coisa interessante por lá, refeita para rodar sob o Windows no seu PC de casa. Eu recomendo procurar por: Knighmare, Knighlore, H.e.r.o., La Abadia Del Crimen e Karateka.

Quem precisa de mais que 640kB? 😉

relacionados


Comentários