Meio Bit » Baú » Internet » Mexendo no userContent.css do Firefox, Camino, Safari, Mozilla...

Mexendo no userContent.css do Firefox, Camino, Safari, Mozilla...

10/06/2006 às 0:18

O userContent.css é um arquivo que permite a você customizar páginas e otras cositas más.

Ele fica localizado dentro do diretório chrome do Firefox, Camino (e acho que do Mozilla também). No Windows não sei onde está, no Mac:

- Firefox:
home / Library / Application Support / Firefox / Profiles / profilename / randomstring.default / chrome /
- Mozilla ou Netscape:
home / Library / Mozilla / Profiles / profilename / randomstring.slt / chrome /
- Camino: home / Library / Application Support / Camino / chrome /

Bom, faça uma busca por usercontent.css ou usercontentsample.css (às vezes seu Firefox só tem o arquivo 'sample', que não é ativado.

Vou mostrar aqui algumas das possibilidades que mexer com este arquivo permite:1) Bloquear anúncios, banners, etc: adicione o texto deste arquivo ao seu arquivo userContent.css. Se seu arquivo já possuir algum conteúdo, é só adicionar o texto deste arquivo após uma linha em branco nele.

2) Faça animações flash rodarem só quando você clica nelas - adicione este texto ao seu arquivo userContent:

/* Prevent flash animations from playing until you click on them. */
object[classid$=":D27CDB6E-AE6D-11cf-96B8-444553540000"],
object[codebase*="swflash.cab"],
object[type="application/x-shockwave-flash"],
embed[type="application/x-shockwave-flash"],
embed[src$=".swf"]
{ -moz-binding: url("http://www.floppymoose.com/clickToView.xml#ctv"); }

No Safari, o processo é ainda mais simples. Apenas salve o arquivo do link em algum lugar com o nome que você quiser (eu salvei no diretório Documentos com o nome safari.css, vá nas preferências e, no 'Advanced', escolha o arquivo no campo 'Style Sheet'. Também dá para bloquear flash no Safari instalando a excelente extensão SafariStand e clicando em 'Load Plugins Manually' (a primeira opção no menu 'Stand'.

3) Mudando aparência de sites: por exemplo, você acha dois temas para o del.icio.us aqui e aqui. É só baixar os arquivos e adicionar, de novo, ao userContent.css. No Safari é mais fácil, só usar o Safaristand, ir ao menu Site Alteration nos Settings (enquanto você está no site do del.icio.us), clicar em Add e selecionar o arquivo para modificar. Fotos do meu del.icio.us modificado com os dois temas (clique para ampliar):

delicious_spring

delicious_dark

Atenção: No Firefox, é preciso reiniciar o navegador após alterar o userContent.css. No Safari, as mudanças são imediatas.

Obviamente há muitas, muitas coisas que podem ser acrescentadas ao userContent.css, seja para um site só como no caso do delicious ou para todos os sites no exemplo de bloquear ads e animações em Flash. Qualquer sugestão/link será muito bem vindo nos comentários 😉

relacionados


Comentários