Meio Bit » Arquivo » Mobile » Novo beta do Firefox disponível para Android

Novo beta do Firefox disponível para Android

Mozilla libera novo beta do Firefox 4 para Android. Mais leve e com uma centena de extensões, será que já tem potencial para encarar o navegador padrão do sistema?

13 anos atrás

Firefox para Android.

É dura para qualquer navegador a missão de ganhar destaque no Android. O navegador padrão que acompanha o sistema operacional funciona muito bem e atende perfeitamente as necessidades da grande maioria dos usuários. Entre aqueles que procuram opções mais avançadas e a possibilidade de usar extensões, o Dolphin HD já conta com uma boa popularidade. O desafio para o Firefox é emergir como uma alternativa atraente nesse quadro.

O primeiro beta disponibilizado não podia, sequer, ser levado a sério como desafiante nessa contenda. O browser veio bastante pesado e nem mesmo podia ser executado em boa parte dos modelos. Quem chegou a instalá-lo em algum modelo de entrada não pode ver nada além da splash screen e o navegador rodava bastante pesado mesmo nos smartphones mais robustos.

Os aperfeiçoamentos no novo Firefox 4 Beta 4 visam essencialmente a resolver esses problemas. A nova versão é anunciada como sendo mais leve, menos voraz ao comer RAM, com a navegação mais rápida e com otimizações no suporte a JavaScript. O navegador também é capaz de utilizar add-ons, contando com mais de 100 disponíveis e com novos surgindo em um bom ritmo.

Instalei no Galaxy S e realmente parece mais ágil que as versões anteriores, embora não possa, nesse quesito, nem pensar em competir com o browser padrão do Android ou com o Dolphin.

Para quem deseja testar, um grande atrativo é a possibilidade de sincronizar facilmente os favoritos com o Firefox instalado no seu computador.

O arquivo para download continua gorducho (13,7Mb) e pode ser acessado diretamente no Android Market ou seguinto esse link para o site da Mozilla.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários