Meio Bit » Arquivo » Games » Nintendo: Auge da pirataria acabou

Nintendo: Auge da pirataria acabou

Para executivos da empresa 3DS está bem protegido e pirataria tem diminuído.

13 anos atrás

dori_3ds_27.01.11

Você certamente já ouviu essa história. Pouco antes de um novo videogame chegar ao mercado as fabricantes declaram para quem quiser saber que o seu aparelho será imune a pirataria graças a técnicas revolucionárias de proteção. Algumas vezes demora um pouco mais, outras vezes um pouco menos, mas o final é sempre o igual, os revolucionários™ conseguem alcançar seu objetivo e as plataformas são tomadas de assalto pelos jogos baixados/comprados ilegalmente e a promessa passa a ser de que da próxima vez elas conseguirão.

Como não podia deixar a tradição morrer, o gerente geral da Nintendo no reino Unido, David Yarnton, falou um pouco sobre como eles pretendem parar esse mal (alguns discordam dessa definição, pode ver nos comentários) que assola a indústria:

Não podemos divulgar detalhes técnicos sobre isso, mas é desnecessário dizer que este é provavelmente o nosso melhor equipamento em relação a isso. Há muitas coisas que aprendemos ao longo do tempo e tentamos melhorar a segurança e a proteção - não apenas de nossas propriedades intelectuais, mas também a de outras produtoras. Não se trata apenas da tecnologia em si, mas de uma maneira global vários países e governos estão reconhecendo que a propriedade intelectual das indústrias precisam ser protegidas.”

Essa parte final achei bastante interessante e talvez falte mesmo um pouco de esforço dos governos em tentar proteger os direitos das empresas, opinião também compartilhada por James Honeywell, gerente de marketing da BigN:

Definitivamente há mudanças chegando e você vê isso em vários países ao redor do mundo. As pessoas estão cientes de que os videogames, a música e os filmes dão fortes contribuições à economia desses países. Eles precisam ter certeza que estão começando a proteger essas coisas. Acho que o auge da pirataria já passou e no momento estou vendo várias regras chegando para parar isso.

Tudo muito legal na teoria, mas que na prática dificilmente funcionará como eles querem, aliás, como todos nós sabemos. Só desconfio que a Sony não esteja assim tão tranquila em relação a pior parte da pirataria já ter passado.

[via CVG]

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários