Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Olympus XZ-1 – mais uma compacta avançada

Olympus XZ-1 – mais uma compacta avançada

13 anos atrás

Uma categoria de câmeras que está passando por um período de grande popularidade é a de compactas avançadas. E não estou falando das prosumers que eram câmeras enormes e que tinham a missão de concorrer com as DSLR pelo gosto dos profissionais. Estou falando de câmeras realmente pequenas que apresentam recursos avançados, modo manual completo e, pelo menos em teoria, uma qualidade de imagem realmente acima da média. Quase todos os fabricantes estão se aventurando nesse terreno, mas poucos realmente estão alcançando o objetivo de entregar um ótimo equipamento.

Quem está entrando por essa área agora é a Olympus, que nos apresenta o seu modelo XZ-1. A primeira coisa que notamos é o design do equipamento, que nos remete diretamente a linha PEN digital que trabalha com o sistema micro-quatro-terços. Mas, o que temos é realmente uma compacta com lente fixa e sensor CCD. Mas, algumas características realmente são muito positivas. Em primeiro lugar a câmera não trabalha com o tradicional sensor CCD minúsculos que encontramos em outras compactas. Aqui estamos falando de um sensor de 1/1.63 polegadas com apenas 10 megapixels de resolução máxima. Sensor maior e com uma densidade baixa de megapixels (se compararmos com o que anda sendo produzido atualmente). A segunda característica que vai fazer muita gente adorar o equipamento é a lente equivalente a uma 28-112mm que possui a impressionante abertura de diafragma de f/1.8-2.5 e com duplo sistema de estabilização de imagem. Esse é o tipo de luminosidade que não encontramos em qualquer câmera.

No mais, temos modo manual completo, além dos modos de prioridade de abertura e velocidade. O equipamento também possui um visor LCD de 3 polegadas e a capacidade de gravar vídeos em alta definição com 720 pixels de resolução. Também temos que destacar que o processador usado pela câmera é o TruePic V (mais veloz e preciso) e que também encontramos uma sapata hot shoe para flash externo, o que torna o equipamento um item de respeito. Óbvio que o intuito da Olympus é concorrer diretamente com a Canon Powershot G12 e com a Nikon P7000. Se vai conseguir morder essa fatia do mercado é algo que só o futuro vai dizer. A nova Olympus XZ-1 já está disponível para venda ao preço de US$ 499,99.

olympus xz1

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários