Meio Bit » Baú » Internet » Facebook lança aplicativo para feature phones

Facebook lança aplicativo para feature phones

Facebook libera aplicativo móvel para feature phones em parceria com operadoras, e dá 90 dias de uso gratuito do mesmo!

21/01/2011 às 9:46

Existe um debate sobre o que faz um celular ser um smartphone. A conclusão mais plausível que encontrei é a de que o fator determinante para que um aparelho seja classificado como tal é ter instalado um sistema operacional que disponibilize um SDK que, por sua vez, permite a desenvolvedores criarem aplicativos que podem ser instalados nele. É uma classificação interessante porque ignora elementos de hardware causadores de confusões, como boa câmera e teclado QWERTY físico. Afinal, por mais bonito e parecido com um BlackBerry que seja, não dá para considerar o Nokia C3 com seu S40 um smartphone, certo?

Essa limitação na instalação de aplicativos afunila sites que têm força no segmento móvel para suas (limitadas) versões otimizadas para navegadores de celular. Por melhor que seja o Facebook Mobile, por exemplo, ele não se compara aos aplicativos oficiais para iOS, Android, BlackBerry OS, webOS e Windows Phone 7.

Facebook para feature phones.

Facebook para feature phones.

Tanto que, agora, o Facebook lançou um aplicativo para feature phones, os "parecem-mas-não-são-smartphones". Desenvolvido pela Snaptu, que tem larga experiência na produção de apps para esse forte segmento da telefonia móvel, ele é compatível com mais de 2500 modelos de diversos fabricantes, como Nokia, LG, Sony Ericsson etc.

O anúncio oficial não revela detalhes do aplicativo, o da Snaptu, apenas que foi feito sobre a sua plataforma, já em uso por mais de 27 milhões de usuários, mas ambos garantem que as características mais apreciadas dos aplicativos que já conhecemos, como tela inicial com acesso rápido aos recursos da rede social, sincronia de contatos e rolagem rápida de atualizações e fotos, estão presentes. A interface, pela única imagem divulgada (ao lado), parece mesmo uma versão simplificada dos outros apps, os dos smartphones.

A exemplo do que fez com o Facebook Zero, o novo aplicativo será lançado em diversos mercados ao redor do mundo em parcerias com operadoras locais. O Brasil aparece na lista das operadoras que receberão o aplicativo "em breve", novamente pela TIM. Bônus? 90 dias de uso gratuito da rede de dados pelo aplicativo.

Se rolar uma boa campanha de marketing, esse será mais um duro golpe contra o orkut num dos únicos países do mundo onde o Facebook (ainda) não é líder...

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários