Meio Bit » Arquivo » Games » Qual seria o segredo do sucesso do Halo?

Qual seria o segredo do sucesso do Halo?

Um dos responsáveis pela série dá sua opinião do porque os jogos da marca Halo fazerem tanto sucesso.

13 anos atrás

dori_hal_18.01.11

Meu primeiro contato para valer com a série Halo só aconteceu nessa geração. Antes eu havia jogado um pouco do primeiro capítulo da série e embora tenha gostado bastante do Halo 3 e do Reach, nunca consegui entender muito bem o que o torna um jogo digno de carregar consigo uma legião de fãs. Seus gráficos não estão entre os melhores da sua época, a jogabilidade, apesar de sólida, não possui nada de muito extraordinário e seu universo, embora muito bem construído, também não chega a ser algo nunca antes superado.

Para tentar sanar a dúvida de pessoas como eu, um dos principais responsáveis pela franquia, Frank O'Connor, tentou explicar qual o segredo por trás do sucesso da marca Halo:

Honestamente, o segredo do sucesso do Halo é que há nele algo que agrada a todos - um profundo e recompensador sandbox de atraentes veículos, armas legais e uma inteligência artificial desafiadora. Uma aventura de sci-fi para os fãs de ficção. Uma sensação de mistério e surpresa para quem gosta desse tipo de coisa. A ferramenta de criação para os aspirantes a game designers e é claro, o competitivo e empolgante multiplayer.”

Está aí, acho que é mesmo uma boa explicação, no entanto, nada me tira da cabeça de que outros dois fatores também foram fundamentais para consolidar a série: A quase total ausência de bons FPSs nos consoles quando o primeiro Halo chegou ao Xbox e a pesada campanha de marketing orquestrada pela Microsoft, que precisava muito de uma grande franquia no seu console e conseguiu atingir seu objetivo gastando muito em propaganda e sim, lançando um bom jogo.

Mas o que você acha? O halo é mesmo uma das melhores séries já criadas, ou apenas um bom jogo de tiro em primeira pessoa?

[via CVG]

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários