Meio Bit » Arquivo » Internet » Facebook suspende compartilhamento de telefone e endereço com apps — temporariamente

Facebook suspende compartilhamento de telefone e endereço com apps — temporariamente

Facebook revê opção liberação de telefone celular e endereço de usuários para desenvolvedores. Promete reformular o recurso de modo a torná-lo mais transparente.

13 anos atrás

Ontem comentamos aqui a polêmica envolvendo uma recente atualização de bastidores do Facebook: possibilidade de desenvolvedores de aplicativos coletarem, com o consentimento do usuário, números de celular e endereços reais das pessoas.

Facebook

A notícia ecoou por toda a Web, dado o receio de que tal medida incentive a prática de phishing scams e coleta de dados (muito) pessoais de usuários da rede social. E tamanha comoção parece ter surtido efeito. No mesmo blog, o Facebook anunciou, hoje, que o recurso está desabilitado temporariamente, enquanto melhorias são feitas no sentido de deixar essa opção mais clara ao usuário e desvinculá-la da instalação do aplicativo.

Nos três dias de vida, o funcionamento não diferia em nada de outras informações menos sensíveis no que toca à aceitação na concessão dos mesmos aos desenvolvedores. Ceder essas e outras informações é uma opção ("opt-in") para o usuário, mas, no modelo atual, experimentar um aplicativo depende disso. Em outros termos, eu não podia testar um aplicativo sem ceder meu telefone celular e meu endereço, nos que, obviamente, pedem tais dados para procederem à instalação.

Espera-se que, agora, o Facebook reimplemente esse recurso como uma etapa posterior, ou que haja um período de testes de aplicativos antes da instalação completa (e, consequentemente, cessão dos dados pedidos). E já que o assunto está em destaque, seria muito bom se tal recurso se estendesse para outras informações dos nossos perfis. Na dúvida, já deixei de instalar um monte de aplicativos, mesmo alguns aparentemente idôneos, por serem muito "curiosos" em relação aos meus dados...

Fonte: ReadWriteWeb.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários