Meio Bit » Arquivo » Fotografia » O Dia Em Que a Música Morreu (ao menos na Finlândia)

O Dia Em Que a Música Morreu (ao menos na Finlândia)

13 anos atrás

nokiafail

Muito muito tempo atrás, ainda posso me lembrar, em um evento excelente a Nokia brindou os convidados com uma assinatura de um ano do Comes With Music, entre outros presentes. O conceito era excelente, unindo o melhor de dois mundos: Acesso a toda a biblioteca da Nokia Music Store E armazenamento das músicas no celular, evitando streaming. Tudo isso por um valor fixo, não importa quantas músicas você baixou.

A instalação não foi muito simples, a Nokia estava no processo de unificação de logins, o comes With Music tinha uma conta diferente da loja normal, mas tudo bem. O programa em si era umas 3 vezes pior do que os haters do iTunes acham que ele é. Lento é elogio. O download então… parecia que os arquivos estavam hospedados –sei lá- na Finlândia. Em 1975.

A transferência para o celular também não ajudava. O B do USB da Nokia provavelmente vem de Barrichello, mais não digo. OK, digo sim. Depois de tudo transferido, quando se acionava o player do celular, ele iniciava o reconhecimento da biblioteca (já transferida). Para 2000 músicas levou mais de 3 horas.

Descobri então outro pequeno problema: Toda hora, antes de tocar uma música ele exibia um prompt onde avisava que estava validando os certificados daquela música. SIM, o mesmo que o iPod faz, mas de forma silenciosa. Não, eles tinham que soltar um alert com esse aviso. Quer dizer: Você está LEGAL, usando o programa deles da loja deles com o celular deles e tem que ver uma mensagem dizendo que estão checando sua honestidade.

Pior: Passei algum tempo sem abrir música nenhuma. Fui viajar, tentei ouvir música no avião. NO MUSIC FOR YOU! Ele não conseguiu acessar as Interwebs para checar se eu era do bem, então bloqueou TODA A MINHA BIBLIOTECA DE MÚSICAS.

Depois disso reinstalei o programa no netbook, tirando do PC de testes, mudei de celular e eis que descubro que ultrapassei as 3 reinstalações permitidas. Meu Comes With Music ficaria 3 meses bloqueado.

Isso mesmo, minha gente. Um negócio com 1 ano de validade por você ultrapassar 3 instalações bloqueia seu acesso por 25% do tempo contratado. Desautorizar instalações antigas? Nah, isso é para os fracos. Confiar no usuário mais ainda.

Agora a Nokia avisa que está descontinuando o Comes With Music, por falta de demanda, em 27 países. Continuarão apenas com planos de 1 ano na China, Índia e Indonésia,  e de 6 meses na África do Sul, Turquia e Brasil.

Um porta-voz da Nokia diz que “O Mercado claramente quer música sem DRM”.

Não, meu caro. Nós queremos música sem aporrinhação, queremos música sem que nosso celular nos chame de ladrão. A Nokia conseguiu ser mais antipática que a Apple, com seu aviso “não roube música” nos anúncios do iPod. Ao menos Steve Jobs assumia que depois que a coisa entrou no iPod, relaxa e goza.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários