Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Primeiras impressões: Mac OS 10.4.6

Primeiras impressões: Mac OS 10.4.6

18 anos atrás

Estou prestes a escrever um review do novo Macbook, que estou usando agora há 3 dias. Mas gostaria de antes fazer uma menção a um dos grandes choques para quem usa Windows há muitos anos e passa a usar o sistema operacional da Apple, o Mac OS X. Imediatamente percebo como é mais rápido o processo de boot do sistema, principalmente acordando do modo "Sleep". Mesmo com "apenas" 512 MB de RAM, o que dizem não ser ideal para o Mac OS, para um usuário como eu que não demanda uso muito intensivo do sistema os aplicativos rodam bem e sem demoras.

Antes de mais nada, o sistema é muito polido. Não há opções disponíveis na configuração do sistema que não façam sentido, às vezes até tornando opções um pouco escondidas demais. O aspecto gráfico também é excelente, desde a legibilidade das fontes até os efeitos e fundos das janelas.

No quesito usabilidade, confesso que somente hoje comecei a me sentir mais confortável com o Mac OS, mesmo porque é um período de adaptação em que qualquer tarefa que era rotineira no Windows passa a ser mais difícil no Mac OS. Mas como eu vou me acostumando, já passo a sentir o prazer de usar um sistema eficiente.

Ainda estou procurando os softwares que usarei como padrão, mas já encontrei alguns que me agradaram: Firefox, Adium (IM), QuickSilver (produtividade), Cyberduck (FTP/SFTP), para citar alguns. O Gui Leite me indicou o MenuMeters para monitorar a utilização de CPU, sistema, memória, etc. Um recurso interessante que me ajudou é o Freewaremac, de autoria do Kioshi.

Algo que me incomoda um pouco são as múltiplas teclas de função a mais, de forma que no Mac há a tecla "Alt/Option", "Command/Apple", "Fn" e "ctrl". Obviamente as combinações para atalhos são completamente diferentes, e estou penando para memorizar os atalhos mais comuns. Outro problema que enfrentei logo de cara é a acentuação em portuguës, que no sistema padrão do Mac OS funciona assim: para é, digita-se "option"+e seguido por e, e assim por diante. Achei um tanto desagradável e fui procurar alternativas, claro que um usuário fez um layout de teclado que resolve o problema e me deixa digitar "'" seguido por "e" para sair "é".

Para os usuários mais hardcore, é possível acessar o sistema via terminal e explorar a plataforma UNIX que governa o sistema Mac OS. Novamente, para mim é algo desnecessário.

Enfim, o Mac OS resume-se a uma palavra: produtividade. É um ambiente de trabalho muito bem feito, com rotinas bastante distintas do Windows ou mesmo do Linux. Como vocês puderam perceber, não mencionei jogos neste texto uma única vez, por dois motivos: não sou um gamer, e o Mac OS não é um sistema para isto. Mesmo com menos de 5 aplicativos instalados já consigo fazer tudo que preciso, até porque muito do que faço está online, como e-mail, calendário, contatos, etc.

relacionados


Comentários