Meio Bit » Baú » Internet » Cuidado! Apps do Facebook agora leem seu telefone e endereço

Cuidado! Apps do Facebook agora leem seu telefone e endereço

Mudança no Facebook permite que aplicativos acessem telefone celular e endereço de usuários. Saiba como remover essas informações do seu perfil.

17/01/2011 às 10:35

Desde a última sexta-feira, o Facebook permite que desenvolvedores obtenham acesso ao telefone e endereço dos usuários, desde que esses concordem ao "instalarem" um aplicativo em seus perfis. O novo item aparece junto aos conhecidos e tradicionais, infelizmente sem nenhum reforço nessas tão sensíveis informações:

Apps poderão colher telefone e endereço de usuários.

Apps poderão colher telefone e endereço de usuários. (Clique para ampliar)

O novo bloco de informações é identificado pelo título "Access my contact information". O estrago que um desenvolvedor malicioso pode causar é deveras grande, desde o incômodo de receber mensagens e/ou correspondência não autorizada, até coisas (bem) mais sérias, como sequestros. Afinal, existe o risco de um aplicativo disfarçado ser inserido na rede apenas para coletar esse tipo de dado. Fantasie-o como alguma variação de Colheita Feliz, e o "sucesso" no golpe é garantido.

Além da óbvia e imediata preocupação, essa novidade serve como precedente e motivador de reflexões. Qual o próximo passo do Facebook? O quão perigoso é dar tanta informação a sites do tipo?

O GigaOM alerta que se que o campo de telefone celular estiver em branco, mas o "Outro", marcado, o número é copiado de um para o outro. Para remover todos os telefones que você porventura tenha inserido no Facebook, vá à aba "Informações de contato", no seu perfil, apague tudo e clique em "Salvar alterações".

Eu mantinha essas informações no site, usando listas e filtros para deixá-las acessíveis apenas a contatos mais chegados. Não mais...

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários