Meio Bit » Arquivo » Internet » Fotos com data de validade

Fotos com data de validade

X-pire promete resolver, de um jeito bem peculiar, problemas originados pelo envio de imagens comprometedoras para redes sociais.

13 anos atrás

X-pire

Não é raro, e talvez você até conheça gente que sobe fotos no mínimo estranhas para redes sociais. E pior: elas se esquecem disso, e futuramente, num contexto diferente como numa entrevista de emprego, uma simples busca pode revelar um lado da vida dessa galera que o empregador não gostaria de ter contato, principalmente antes da contratação.

A solução para evitar esse tipo de situação pra lá de delicada é simples: usar as ferramentas de privacidade que toda rede social decente (além do orkut) oferece. Com alguns cliques, pode-se restringir o acesso a fotografias para pessoas ou grupos dinâmicos específicos. Assim, você expõe seu lado ridículo para quem o conhece e não compromete sua carreira por isso.

Mas como isso aparentemente é muito complicado para o usuário médio, o Dr. Michael Backes, da Alemanha, desenvolveu a X-pire, uma ferramenta que dá prazo de validade a imagens.

Antes de submeter suas fotos para o Facebook, Flickr ou qualquer outro endereço, o usuário deve arrastar as imagens para o programa, que insere nelas uma assinatura digital. Depois de enviada a algum site, passado o prazo estipulado, elas deixam de ser exibidas.

O serviço é pago, funcionará no sistema de assinaturas depois que for lançado — segundo o site, ainda nessa semana. Três meses usando essa maravilhosa ferramenta custa € 6,99. O pior é que, embora cumpra o prometido, a X-pire não inibe a cópia e o reenvio de imagens para os mesmos ou outros sites. Ou seja, se alguém estiver disposto a ferrar-lhe a vida baseado em fotos comprometedoras que você mesmo enviou para sites públicos, não será o software que o protegerá da sua própria ignorância.

Fonte: Yahoo! News.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários