Meio Bit » Baú » Segurança » Blogueiro do ZDnet na Bulgária desaparece

Blogueiro do ZDnet na Bulgária desaparece

Blogueiro búlgaro desaparece numa história envolta em mistérios...

18/01/2011 às 10:14

Dancho Danchev A notícia do desaparecimento de jornalistas não são tão raras, mas nunca tinha visto a de um blogueiro. O caso foi do blogueiro da ZDNet, Dancho Danchev, na Bulgária.

O Gizmodo americano diz que ele se encontra desaparecido desde agosto mas, isso não é bem assim... Seu último artigo publicado no ZDNet fora publicado em 18 de agosto mas, seu blog pessoal foi atualizado em 11 de setembro de 2010. Mas, tanto o ZDNet quanto o Giz esqueceram de citar o Twitter dele: atualizado em 21 de outubro de 2010.

Ele foi passar férias em algum local e esqueceu de avisar os editores do ZDNet? Provavelmente não. Segundo o site, eles tentaram várias formas de contato com o blogueiro e pesquisador. Os telefones caem em caixa postal e os e-mails não têm retorno.

Nos últimos meses, eles contaram as autoridades CERT da Bulgária e outros contatos afim de elucidar o desaparecimento. E pior: recentemente eles receberam uma mensagem de uma fonte local na Bulgaria com os dizeres: "Dancho está vivo mas, está em sérios problemas".

Eles também receberam um contato de um membro da comunidade de pesquisa de/contra malware. Dancho havia enviado uma carta sobre um problema de perseguição na Bulgária. A carta está disponível na íntegra no site da ZDNet.

A história é estranha, qual seria o motivo pelo "sequestro"? Bom, o país tem uma certa vontade em controlar tudo o que a sua população faz: em janeiro de 2010 uma lei pretendia (não sei se foi aprovada) monitorar todos os e-mails, mensagens eletrônicas e chamadas telefônicas afim de combater o crime e a corrupção. Se é perseguição do governo ou não, eu não sei. Mas, que a história está com alguma coisa estranha, ah, isso está! De qualquer modo, espero que o Dancho consiga resolver o quanto antes seus "sérios problemas".

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários