Meio Bit » Baú » Hardware » Samsung lançará hard-disk híbrido em janeiro de 2007

Samsung lançará hard-disk híbrido em janeiro de 2007

18/05/2006 às 22:37

Já discutimos aqui várias vezes sobre o futuro dos dispositivos de armazenagem de dados. Pois uma idéia da Samsung atingiu maturidade comercial e a produção em escala industrial começa ainda esse ano. O lançamento oficial será em janeiro de 2007, em tempo para o lançamento do Windows Vista.

O motivo é que Samsung, Seagate e Hitachi estão trabalhando em projetos semelhantes. O Windows Vista usará os recursos disponíveis em drives híbridos, principalmente notebooks. Essa estratégia também faz parte da nova plataforma mobile da Intel, chamada de Santa Rosa, que incluirá uma arquitetura de acesso de alta performance para esse tipo de armazenamento, codinome Robson.

A idéia do drive consiste em integrar 256MB de memória Flash de alta performance junto com os discos e carregar nesse local os arquivos de sistema mais acessados. Evita-se que o disco precise ser ligado e acelerado, algo que consome muita energia. Em testes, as baterias de notebooks atuais duraram 30 minutos a mais apenas trocando o disco comum por um híbrido.

E faz muito sentido essa estratégia que está colocando em hardware algo que muitos power users fazem hoje, com memória RAM. Quem possui 2GB de RAM pode deixar o sistema bem mais rápido ao criar um disco de RAM e enganar o Windows, apontando os arquivos de troca para o disco virtual.

Ao fazer isso de forma automática e em memória não-volátil o sistema operacional diminui o tempo de boot , economizando energia e reduzindo o calor gerado. Estamos falando apenas da primeira geração.

Provavelmente veremos no futuro próximo, híbridos usando SSDs (Solid State Disks) de 32GB associados a HDDs (Hard Disk Drives) de vários GBs, num único equipamento. Ou seja, não será nem um nem outro formato, mas o melhor de dois mundos: armazenagem ultra-rápida e silenciosa com o custo reduzido dos discos rígidos para guardar grandes volumes de informação.

Fonte: TGDaily

relacionados


Comentários