Meio Bit » Baú » Fotografia » Sony CLM-V55 agora é oficial

Sony CLM-V55 agora é oficial

13/01/2011 às 16:37

Lembro quando a primeira DSLR com capacidade de filmagem chegou ao mercado. Muita gente da antiga torceu o nariz dizendo que aquilo era um absurdo e que não deveriamos misturar fotografia com vídeo. Alguns apostaram no fracasso da idéia, mas não lembro ninguém prevendo a revolução que seria essa nova capacidade. As câmeras chegaram hoje a um patamar privilegiado e muitas são usadas em produções cinematográficas e curta-metragens. Muitos cineastas puderam entrar no mundo da alta definição sem desembolsar uma fortuna pelas câmeras de vídeo profissionais. Mas, a meu ver, o setor mais atingido, de forma positiva, foi o da produção de comerciais. Quase todas as produtoras que conheço possuem uma ou duas câmeras DSLR que filmam em alta definição. Por conta disso uma gigantesca linha de acessórios surgiu para tornar o ato de filmar com essas câmeras mais confortável.

Nessa categoria se enquadra o CLM-V55 External Monitor produzido pela Sony. Mostrado aos consumidores pela primeira vez na CES2011, agora ele foi anunciado de forma oficial pela Sony. O aparelho nada mais é do que um monitor externo de 5 polegadas com resolução de WVGA (800x480) que vai ajudar você a visualizar e focar melhor durante a gravação dos vídeos. Esse tipo de aparelho já existe para as produções profissionais com DSLR, mas o bacana é que agora ele chega para o público amador. O monitor é acoplado a sua câmera através do encaixe do tripé ou através de um suporte na sapata do flash, e as imagens são visualizadas através da conexão HDMI (cabo fornecido). O monitor funciona tanto com bateria quanto ligado a rede de energia. Além das 5 polegadas de área de visualização, o CLM-V55 também possuí uma grande quantidade de possibilidades de ajustes (brilho, saturação, temperatura de cor) e também é possível escolher a proporção da imagem para que ele se adapte ao formato da televisão onde o vídeo será exibido.

O CLM-V55 é o que chamaria de uma perfumaria. Não vai influenciar na qualidade do vídeo gerado, mas vai proporcionar um grande conforto para quem está filmando. O principal aqui é destacar o tamanho do monitor, as abas externas que previnem a incidência de luz sobre o LCD, melhorando consideravelmente a visualização, a possibilidade de escolher a inclinação do monitor e, principalmente, por ser melhor do que os LCDs das câmeras fotográficas. Só por esse último motivo já vale o investimento. O monitor é ideal para a linha Sony Alpha, mas segundo a empresa ele pode ser usado em qualquer DSLR que tenham as mesmas características.

O Sony CLM-V55 vai estar disponível em março a um preço sugerido de US$ 400,00.

CLM-V55

Fonte: Photography Blog

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários