Meio Bit » Arquivo » Games » Warren Spector quer menos gráficos e melhores narrativas

Warren Spector quer menos gráficos e melhores narrativas

Criador do deus Ex se diz desapontado com a constante busca da indústria por gráficos melhores em detrimento de outras áreas importantes.

13 anos atrás

dori_war_07.01.11

Você já deve ter ouvido alguém dizer (e talvez até ache o mesmo) que a forma como as histórias dos jogos são contadas precisam amadurecer e que as narrativas dos videogames ainda estão muito longe do que encontramos nos livros ou em parte dos filmes, agora quem declarou pensar da mesma maneira foi Warren Spector, criador de um dos mais elogiados títulos de todos os tempos, o Deus Ex. Ao ser questionado sobre o que o tem desapontado recentemente nos games, o game designer deu a seguinte resposta:

Estou desapontado pelo fato de que ainda focamos unicamente nas mecânicas de combate e em técnicas de renderização em detrimento de outras coisas que deveríamos dedicar mais energia e esforço. Poderíamos estar focados na inteligência artificial não apenas para os combates e tornar os diálogos tão convincentes quanto lutar por mudanças. Isso não seria grandioso? Poderíamos estar focados em tornar a narrativa realmente interativa. Nós simplesmente focalizamos em imagens melhores e gráficos mais brilhantes ligados a cenários de batalhas mais impressionantes e honestamente, isso me entedia.”

Spector também disse que o melhor jogo que já jogou foi o Legend of Zelda: A Link to the Past, mas que se precisa escolher apenas um título para levar para uma ilha deserta, esse seria o Tetris. Quanto as produtoras (por causa dos jogadores, é verdade) investirem todo o seu tempo em aperfeiçoar os gráficos e só buscar inovações nas mecânicas de batalha, acho que ele não poderia estar mais correto, no entanto acho que a maneira que as histórias são contadas dentro dos jogos melhorou bastante e certos jogos como Limbo, Shadow of the Colossus, Heavy Rain e Killer 7 estão aí para mostrar que é possível fugir do lugar comum.

[via VG247]

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários