Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Curso de conceitos básicos de fotografia: Pay-What-You-Want

Curso de conceitos básicos de fotografia: Pay-What-You-Want

13 anos atrás

Grande oportunidade para quem mora em São Paulo e quer aprender sobre fotografia. Tácio Philip, do site macrofotografia.com.br está com inscrições abertas para a 2º turma do curso de Conceitos Básicos de Fotografia. Como o próprio comunicado do curso apresenta, quem se inscrever vai ter a oportunidade de assumir o controle total de sua câmera e saber prever o resultado obtido em suas fotografias.

Nem preciso dizer que esse tipo de atividade tem meu total apoio. A fotografia pode ser considerada por muitos dos meus leitores apenas como um passa tempo, mas devo apontar que quanto mais você aprende, mais divertida fica a coisa. Novos conceitos, novos experimentos e (por que não?) novas brincadeiras se revelam com o aprendizado. O curso vai durar 03 dias, sendo duas aulas teóricas e uma aula prática. As aulas serão ministradas nos dias 17, 19 e 24 de fevereiro. Vejam abaixo o cronograma do curso.

Conceitos Básicos de Fotografia
5ª feira, 17/02 das 19h30 às 22h30 - aula teórica

- câmeras, lentes;
- velocidade, abertura, ISO;
- modos de operação da câmera (AV, TV, M etc);
- fotometria manual;
- configurações da câmera (ISO, White Balance, AF, Medição de luz etc.);
- introdução ao flash para uso na natureza;
- acessórios para fotografia de natureza;
- como segurar a câmera e como se portar em meio natural.

Sábado, 19/02 das 9h30 às 15h30 - aula prática
- fotometria em modo manual;
- uso do flash durante o dia;
- uso de lentes
A aula prática não é apenas um "passeio fotográfico". Nele os alunos terão instrução personalizada e um roteiro de "fotos-exemplo" a fazer de modo a praticar e fixar os conceitos abordados na aula teórica.

5ª feira, 24/02 das 19h30 às 22h30 - aula teórica
- revisão de fotos;
- dúvidas;
- apresentação da macrofotografia.

Temos aqui um total de 12 horas/aula. Como não poderia deixar de ser, e levando em conta a experiência do fotógrafo, o curso usa como fonte prática a fotografia de natureza, mas eu considero isso uma grande vantagem. Você paga por um curso básico e leva já um curso específico. Aliás, o pagamento é um atrativo a parte. Esse curso está dentro da categoria Pay What You Want, ou traduzindo, pague quanto você quer. Essa modalidade de cursos se tornou muito famosa nos Estados Unidos e está chegando aqui agora. Ao final do curso, haverá uma caixa cofre onde cada um depositará o quanto acha que o curso valeu para seu aprendizado.

Mas, antes que você pense em aplicar o jeitinho brasileiro, cabe lembrar que esse não é um curso gratuito. O fotógrafo está apostando no bom senso e honestidade de quem está fazendo o curso. Aconselho a todos se informarem de quanto está valendo um curso desses em São Paulo e separar uma quantia justa para o pagamento. O único pré-requisito para participar do curso é possuir uma câmera reflex ou compacta avançada que permita todas as configurações manuais. Também é necessário ter um flash para o equipamento, seja externo ou incorporado à câmera.

Se você se interessou pelo evento é só fazer a inscrição no site. A turma será montada com o mínimo de 6 alunos e com o máximo de 12 alunos. Se morasse em  São Paulo eu não perderia essa oportunidade.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários