Meio Bit » Baú » Hardware » CR-48, o netbook da Google, roda tudo — até Android!

CR-48, o netbook da Google, roda tudo — até Android!

Hackers conseguem instalar Windows 7, Mac OS X e até Android 2.3 "Gingerbread" no CR-48, o netbook da Google. Ferramenta que facilita processo, Luigi, já está disponível para download.

05/01/2011 às 15:20

Ainda não há, no mercado, um netbook que saia de fábrica com o Chrome OS, sistema operacional da Google que consiste no navegador Chrome sobre uma base Linux. Também, pudera: o OS não está finalizado, coisas básicas como suporte a USB inexistem atualmente.

Apesar dos pesares, a Google criou um netbook próprio, batizado de CR-48, e o distribuiu a torto e a direito para pessoas comuns, profissionais e gente da imprensa, para medir a recepção do seu sistema. A princípio, ele só roda o Chrome OS, limitação possível graças a uma implementação diferente da BIOS, que não é nem a usada em PCs/Windows, nem a EFI dos Macs. Nada que durasse muito tempo, porém.

Identificado como Damis648 no YouTube, o cara conseguiu instalar tanto o Mac OS X, quanto o Windows 7. No sistema da Apple, alguns problemas foram detectados: o computador não "dorme", não há aceleração de hardware e o trackpad responde mal. Já no Windows, tudo funcionou como o esperado — até a interface Aero Glass! Veja os vídeos:

Nas descrições de cada um dos vídeos constam os tutoriais, mas isso também já foi facilitado. Hexxeh criou uma ferramenta chamada Luigi que, em doze passos, habilita o CR-48 a receber os sistemas acima. A última proeza dele foi conseguir instalar o Android 2.3 "Gingerbread" no netbook. Apenas uma foto prova o feito, detalhes são esperados para breve.

Gingerbread num CR-48.

Gingerbread num CR-48. (Clique para ampliar)

Fonte: Download Squad (2).

relacionados


Comentários