Meio Bit » Baú » Games » Atualização poderá aumentar precisão do Kinect

Atualização poderá aumentar precisão do Kinect

Artigo diz que Microsoft estaria perto de lançar atualização que permitiria ao Kinect uma detecção de movimentos mais precisa.

21/12/2010 às 9:10

dori_kin_21.12.10

O site Eurogamer publicou uma matéria que tem chamado a atenção por garantir que os engenheiros da Microsoft estão trabalhando arduamente para garantir que a detecção dos movimentos feitas pelo Kinect melhore significativamente, permitindo que o acessório consiga enxergar os dedos e a rotação das mãos.

A façanha seria possível porque as maiores limitações do Kinect atualmente são feitas por firmware, como por exemplo a resolução da câmera que hoje usa 320x240 pixels, sendo que ela seria capaz de “enxergar” em até 640x480, o que supostamente permitiria que cada dedo fosse detectado individualmente. Mas então você deve estar se perguntando porque isso acontece e a resposta está na taxa de transferência da porta USB. Embora por ela a empresa consiga transferir 35 MB de dados por segundo, apenas cerca de 15 MB/s estão sendo passados do Kinect para o Xbox 360 porque outros dispositivos poderiam estar ligados ao console ao mesmo tempo usando outras portas e o pulo do gato será dado quando (e se) os envolvidos conseguirem aperfeiçoar a tecnologia.

Vale lembrar que com uma modificação para PCs alguns estudantes do MIT conseguiram captar os movimentos dos dedos usando o Kinect, porém, aumentar tanto a resolução das câmeras poderia fazer com que o sistema tivesse muita dificuldade em processar tanta informação, podendo causar um atraso nas respostas ou fazendo a taxa de quadros por segundo cair vertiginosamente em algumas ocasiões.

Eu ainda não tive muito tempo para brincar com o meu recém-adquirido Kinect, mas fiquei bastante impressionado com o negócio, mesmo reconhecendo que ele não é tão preciso quanto o Move e me parece óbvio que tal melhoria seria muitíssimo bem vinda. No entanto, até o momento tudo não passa de especulação, mas o que você acha? Será mesmo que a Microsoft está com uma carta escondida na manga?

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários