Meio Bit » Arquivo » Games » Yu Suzuki queria apagar má imagem dos games

Yu Suzuki queria apagar má imagem dos games

Criador de clássicos dos arcades diz que no começo, fliperamas eram vistos como lugares sombrios e que ajudou a mudar essa imagem.

13 anos atrás

dori_yu_08.12.10

Há pouco mais de um mês o lançamento americano do lendário jogo Shenmue completou dez anos e para comemorar a ocasião, o site 1UP fez um especial onde o destaque é uma imperdível entrevista dividida em duas partes com o criador do game, o gênio Yu Suzuki. Além de dizer que o conceito para um terceiro capítulo da série que nasceu no Dreamcast já existe e que se o Miyamoto é o pai dos videogames, lhe caberia então o título de mãe, o game designer falou sobre quais eram suas intenções quando começou a desenvolver jogos.

Eu comecei na Sega em 1983. Os videogames eram os inimigos das mães, essa era a imagem -- ‘o inimigo das mães’ --porque as crianças iriam parar de estudar. Eu queria erradicar isso, queria mudar a sombria, a obscura imagem das crianças fumando em salas escuras enquanto jogavam. Queria dar a eles uma imagem vívida, trazendo os jogos a lugares iluminados -- de interiores para exteriores, de lugares escuros para claros. Mas tínhamos que mudar o consumidor. As pessoas que jogavam em lugares escuros sempre jogariam em lugares escuros. Então tínhamos que atrair pessoas que quisessem jogar em lugares iluminados. Em outras palavras, queria fazer jogos para um novo mercado.

Então, o primeiro jogo que fiz foi o Hang-On. Nele eu tinha que subir em um motocicleta e jogar na frente de todos. Era uma nova experiência, para um novo mercado. Me disseram que as pessoas não iriam querer jogar porque eram muito envergonhadas, mas descobrimos que todos, incluindo garotas de saia, jogavam o game. Então isso fez com que os fliperamas se tornassem lugares muito mais alegres.

Infelizmente no Brasil essa imagem de que os fliperamas não foram feitos para pessoas decente perdura até hoje e provavelmente nunca será desfeita, com exceção daqueles encontrados nos shoppings, é claro. Mesmo assim, a importância do senhor Suzuki é algo imensurável e sua capacidade em criar clássicos como o Out Run, o After Burner, Virtua Racing e Virtua Fighter sem dúvida alguma foi um dos principais motivos que ajudaram a Sega a se tornar uma gigante.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários