Meio Bit » Arquivo » Hardware » Chrome notebooks: computadores descartáveis, dados seguros

Chrome notebooks: computadores descartáveis, dados seguros

Google usa força bruta para demonstrar o quão seguro e hardware-free são os Chrome notebooks.

13 anos atrás

Quem tem notebook, tem medo. Medo de perder o equipamento, esquecê-lo nalgum canto, ser roubado, enfim, se dar conta de que, de repente, dados preciosos não estão mais sob seu poder.

Programas de sincronia com a nuvem, como o Windows Live Mesh e o Dropbox, amenizam a situação, e outros, como o Prey, evitam estragos, mas no geral pouca gente se atenta a eles, o que torna o ato de carregar um portátil por aí tarefa de alto risco.

Uma das grandes virtudes e, ao mesmo tempo, fraquezas dos Chrome notebooks, os portáteis que serão lançadas na metade de 2011 rodando o Chrome OS, reside no fato de que nada ou muito pouco do usuário fica armazenado localmente. Sendo um sistema da nuvem, ou algo próximo disso, documentos, fotos, vídeos e outros documentos ficam armazenados na… nuvem.

Essa abordagem depende de conexões ininterruptas (daí o problema), mas por outro lado provê um nível de segurança bastante alto. Ladrões podem levar seu computador embora, sem problema algum. Ele é uma casca vazia, seus dados não estão ali, estão nos servidores da Google e de outras empresas que oferecem serviços na Web. Uma senha segura é o bastante para manter tudo protegido, hardware-free.

Para ilustrar esse cenário, a Google produziu um comercial sádico no qual o ator trabalha num cartaz para procurar um gatinho perdido. Durante o serviço, ele usa diversos notebooks, já que vez ou outra alguém os destroem. Basta logar, e o trabalho continua de onde parou no outro computador.

"25 computadores foram danificados na produção desse vídeo. Nenhum dado foi perdido."

relacionados


Comentários