Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Adobe Lightroom 3.3 e Adobe Camera RAW 6.3

Adobe Lightroom 3.3 e Adobe Camera RAW 6.3

13 anos atrás

Duas coisas me assustam quando viajo pelo Brasil para fazer ou ministrar cursos. A primeira é a quantidade de pessoas que adotaram o Adobe Lightroom como ferramenta de edição e organização do fluxo de trabalho com fotografias digitais. Brincadeiras como “São Lightroom”, “Deus no céu e Lightroom na terra” e  “Lightroom é o caminha, a luz e a verdade”, dão conta de todo o poder que o aplicativo da Adobe alcançou em terras tupiniquins. O segundo fato que me assusta é que existe a mesma quantidade de fotógrafos que nunca utilizaram o programa e que nunca fotografaram em RAW (pasmem). Só um conselho crianças, se você não usa RAW nas suas fotos, você não está comprometido com qualidade (pronto falei).

Fiquei muito feliz quando abri meu Lightroom hoje e vi a mensagem de atualização para a versão 3.3. A Adobe disponibilizou atualização tanto para o Lightroom quanto para o Adobe Camera RAW, que agora chega à versão 6.3. Fora isso, todos os usuários podem obter gratuitamente a ferramenta Lens Profiler Downloader. As novidades nas duas primeiras atualizações dizem respeito à adição dos arquivos RAW de 15 câmeras que chegaram recentemente ao mercado (veja lista ao final) e de 60 novos perfis de lentes da Canon, Nikon, Pentax e Sigma. Quem já utilizou a ferramenta de correção de distorção do Lightroom 3 sabe como são úteis os perfis de lentes.

E é justamente sobre esses perfis que temos agora o Lens Profile Downloader. Ele será compatível com o Lightroom, Camera RAW e Photoshop CS5. A ferramenta é gratuita e vai servir para promover a interação entre os usuários dos programas da Adobe. Será possível ao usuário pesquisar, comentar, baixar e avaliar os mais de 300 perfis de lentes disponíveis. Fora isso, é permitido ao fotógrafo criar um perfil totalmente novo para sua lente e compartilhar com a comunidade. Vale à pena dar uma olhada.

Todas as atualizações estão disponíveis na página de atualizações da Adobe  e vale lembrar que elas são gratuitas para quem possui os produtos da Adobe. Vejam abaixo as 15 câmeras que foram incluídas na atualização.

Canon PowerShot G12
Canon PowerShot S95
Nikon D3100
Nikon D7000
Nikon Coolpix P7000
Olympus E-5
Panasonic Lumix DMC-GF2
Panasonic Lumix DMC-GH2
Pentax K-5
Pentax K-r
Ricoh GXR, GR LENS A12 28mm F2.5
Samsung NX100
Samsung TL350 (WB2000)
Sony A560
Sony A580

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários