Meio Bit » Arquivo » Games » Resenha: Teclado Bluetooth Apple DealExtreme

Resenha: Teclado Bluetooth Apple DealExtreme

13 anos atrás

Talvez o maior fracasso da Apple tenha sido acreditar que o iPad seria visto como um dispositivo de consumo de conteúdo, e que os usuários não o usariam para criar nada novo. O "sucesso de nicho" de dispositivos como o Archos podem ter dado essa ilusão. Eu acrescentaria a péssima experiência dos netbooks, como um fator adicional para justificar essa visão da Apple.

Infelizmente o iPad não é um netbook, quando a Apple abriu mão da gordura de um sistema operacional desktop completo inadvertidamente abriu espaço para uma experiência ágil o suficiente para tornar tentadora a possibilidade de usar o iPad para algo mais do que jogar Angry Birds.

Essa percepção a empresa teve ainda nos testes, antes do lançamento, tanto que disponibilizou um conjunto de dock/teclado para o iPad. Faz diferença? É essencial?

Como sempre, depende. Se você faz uso eventual de entrada de dados, se você usa o iPad para responder emails, dá para ser feliz com o excelente teclado virtual dele, mas se seu negócio é geração pesada de conteúdo, o teclado é fundamental. Motivo principal? Ele deixa a tela livre.

Por falar em liberdade, a idéia de um teclado preso a um dock me parece frágil demais, eu tenho certeza de que jogado na mochila ele quebrará, e rápido. Também não acho legal um teclado que só pode ser usado no iPad ou no iPhone. Por isso a idéia do teclado Bluetooth é atraente.

Pena que o Custo-Brasil joga pra lá de 300 contos um brinquedo desses. Quem poderá nos salvar?

A DealExtreme, claro. O maior fornecedor de porcarias chinesas para o Brasil tem porcarias chinesas montadas na China e projetadas na Califórnia, como o Teclado Apple Bluetooth. Não é barato, custa praticamente o mesmo que em uma Apple Store nos EUA, mas há algumas vantagens:

A DealExtreme envia para o Brasil, com frete grátis

Há menos chances de parar na Alfândega do que uma compra via Amazon

A compra pode ser paga com Paypal ou cartão brasileiro, sem drama

Você está ajudando no Reveillon do Pequeno Ping e suas duas irmãs gêmeas, Fuk Yu e Fuk Mi, entregadoras da DealExtreme em Hong Kong.

O Teclado

Vamos a alguns dados:

Dimensões: 28.2 cm x 13.1 cm x 1.7 cm
Peso: Com pilhas, 294 gramas
Fabricação: A parte de cima é metálica, as teclas são de plástico. A tampa inferior é igualmente plástico.

Comparação com o iPad:

Como você pode ver ele é um pouco maior que o iPad, mas bem mais fino exceto na borda, onde se encaixam as duas pilhas pequenas. A borda também serve de apoio e inclinação:

Instalação

Após inserir as pilhas em um dos lados da borda, nada acontece. No outro lado há um botão que aciona o Bluetooth. No iPad (ou iPhone) é questão apenas de selecionar a opção de adicionar dispositivo Bluetooth. O teclado tentará parear com o iPad, este pedirá que você digite um código. Feito isso o teclado já está funcionando.

Autenticidade
Assim como a Esposa de César, que não basta ser honesta, precisa parecer honesta, o teclado Apple Bluetooth DealExtreme não pode apenas ser da Apple, precisa parecer ser. Diz o iPad que é, então tá bom.

Acentuação
Tudo nos conformes, é um teclado US-International, com direito a todos os acentos como sempre utilizamos antes de inventaram ABNT, ABNT-2, ABNT-3, ABNT-π.

Comparação com um teclado de verdade
Vejamos... vamos comparar com o teclado do Macbook. Colocando um em cima do outro:

Sim, eu sei que o Mac está sujo, obrigado. Quanto ao teclado, ele é EXATAMENTE idêntico ao do Macbook. Todas as teclas, mesmo tamanho, mesma disposição. Não há nenhuma concessão.

Compare com meu fiel teclado dobrável Dell/Think Outside, que me acompanha desde o tempo do Palm:

Exatamente o que você pensou. O tecladinho da Dell está quaaaaaase lá, mas quase não é o suficiente. A Roberta Close é quase mulher, você encara? (Ronaldo, quieto)

Conclusão:

Este teclado da Apple/DealExtreme é excelente para quem quer mobilidade mas tem ossos grandes e não se acostumou com teclados compactos. Pode ser usado no dia-a-dia com seu desktop/notebook, bem como com seu celular. Reza a lenda que talvez nem seja preciso recompilar o Kernel para Androids reconhecerem teclados Bluetooth.

O peso é excelente, está no limite entre leve e leve demais. Ele aguenta um bom ritmo de digitação sem ser jogado de um lado para o outro, como o Dell.

O tamanho é grande demais para caber no bolso, mas o dobrável também é, a menos que você queira andar por aí parecendo o Batman. Ou o Kid Bengala.

Quanto: US$67,94 (onde eles inventam esses preços?)
Onde: Na DealExtreme - link direto pro produto

ATUALIZAÇÃO:

Acabei de descobrir que as teclas de função do teclado, como brilho, volume, play, mute, etc FUNCIONAM com o iPad. Avançar ou pausar músicas por exemplo é algo que se faz direto dele, nem sequer é preciso chamar a tela de controle do iPod. AMHEY!

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários