Meio Bit » Arquivo » Internet » Vírus combatem pirataria e downloads ilegais diminuem

Vírus combatem pirataria e downloads ilegais diminuem

18 anos atrás

Uma matéria da Folha de São Paulo afirma que não só a pirataria está em baixa, como o principal motivo da diminuição dos downloads ilegais é medo de invasão.

Segundo o texto, o número de entrevistados que assumia ter feito downloads ilegais baixou de 60% em 2004 para 43% em 2006. Desses, 63% afirmam ter medo de baixar vírus, e 52% temem spywares.

Diane Smiroldo, executiva da Business Software Alliance, que patrocinou a pesquisa, avalia:

O estudo mostra que os jovens entendem as conseqüências de baixar programas ilegalmente. Além disso, a popularidade dos sites que oferecem conteúdo legalmente também contribuiu para esta redução

Eu imagino que por alguma falha no continuum espaço-temporal tivemos acesso à Folha de São Paulo do Mundo Bizarro. Os downloads diminuiram quantitativamente, pois com a banda larga ninguém mais baixa músicas individuais, a norma são álbuns inteiros, em alguns casos toda uma discografia em um único torrent. Os jogos são menos baixados? Sim, é mais fácil comprar no camelô ou copiar de um amigo do que baixar 5 ou 6 CDs, ou mais. Locadoras também são uma ótima. Melhor alugar o jogo/DVD e ripá-lo do que perder tempo baixando.

Daí a dizer que medo de vírus diminuiu a pirataria? Doce ilusão. Pior é achar que as vendas em si vão afetar alguma coisa. Quem baixa músicas legalmente em geral nunca teve o hábito de baixá-las ilegalmente. Os filmes então... os grandes estúdios estão anunciando a disponibilização de filmes online, mas custando o dobro de um DVD. Qual o objetivo? Minar a venda online e "provar" que ninguém compra filme na Internet?

O modelo da Apple é muito bom. Os preços são justos, os filmes são formatados para ocupar um espaço decente nos iPods e a seleção de músicas é maravilhosa, mas isso não é motivo para quem nunca pagou por um download começar a pagar.

relacionados


Comentários