Meio Bit » Arquivo » Internet » Na Web 2.0, email ainda é 1.0

Na Web 2.0, email ainda é 1.0

18 anos atrás

Muito se fala sobre a tal onda de aplicativos web que chamamos de "Web 2.0", porém a integração do email com estes aplicativos ainda está longe de ser revolucionária.

O email ainda é, na minha opinião, a mais poderosa ferramenta da Internet, permitindo comunicação quase instantânea com qualquer pessoa que possua uma conta de email em qualquer dispositivo que se conecte à rede. A ferramenta continua a ser melhorada, com sistemas "push", melhores ferramentas para encriptação de conteúdo, autenticação de remetente, etc.

A Web 2.0, porém, ainda parece não ter percebido o poder do email, fazendo uso dele praticamente de uma maneira: do aplicativo para o usuário. Por exemplo, o Google Calendar manda notificações para o email do usuário. Mas seria revolucionário se a pessoa pudesse enviar um email para o Google Calendar, e no assunto colocar por exemplo "jantar 1900 amanha", sem ao menos precisar utilizar um browser. Desta maneira, milhares de pessoas estariam automaticamente habilitadas a interagir melhor com o aplicativo. Boa parte dos celulares de hoje em dia já possuem recurso de email, então porque não utilizá-lo ?

Algumas raras exceções aproveitam o email como método de entrada de dados:
- O Flickr, por exemplo, aceita fotos enviadas via email para uma conta especial criada especialmente para cada usuário. A possibilidade de uso é real, e o usuário que quiser tirar fotos com seu celular e mandar para o Flickr pode fazê-lo facilmente.
- O Blogger também aceita postar via e-mail.
- O 30boxes deve aceitar agendar via email em breve.

Conhecem outros aplicativos web que trabalham melhor com email ? Deixe a dica nos comentários.

relacionados


Comentários