Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Concurso Leica-Fotografe 2010

Concurso Leica-Fotografe 2010

13 anos atrás

Concursos e mais concursos fotográficos. Acho que todos já notaram como essa prática tem crescido no Brasil e até no mundo. A grande quantidade de pessoas produzindo imagens interessantes nos dias de hoje é um dos motores que move os concursos fotográficos. Porém, algumas competições são mais sérias do que as outras e sempre temos que prestar atenção aos regulamentos para que nossos direitos não sejam desrespeitados. Dentre os concursos nacionais que podemos caracterizar como sérios encontramos aquele que é promovido pela Leica e pela revista Fotografe Melhor.

Chegando a sua 8º edição, o Concurso Leica-Fotografe 2010 é a prova de que quando a coisa é bem organizada elas rendem frutos positivos. Como nos dois últimos anos, o tema central do concurso é “Cena Brasileira” e qualquer um (maior de 18 anos) pode participar em todas as três categorias: preto e branco, colorido e ensaio. As categorias preto e branco e colorido não possuem segrego e cada participante pode mandar até três fotos para cada uma. Já a categoria ensaio é um lance mais especial. Você precisa enviar 10 fotos (nem mais e nem menos) e contar uma história com uma unidade temática e uma unidade formal. As fotos podem ser em preto e branco ou coloridas, mas devem seguir a unidade.

Os prêmios para os vencedores são muito interessantes. Tanto a categoria cor quanto preto e branco vão premiar igualmente os três primeiros colocados. O 1º colocado vai levar para casa uma câmera Leica V Lux 2, a publicação do portfólio na Revista Fotografe Melhor, a foto premiada impressa em padrão Fine Art e colocada em moldura, e um conjunto de livros da biblioteca Fotografe da Editora Europa. O 2º colocado vai levar uma câmera digital Leica D-Lux 5, a foto premiada impressa em padrão Fine Art e colocada em moldura, e um conjunto de livros da biblioteca Fotografe da Editora Europa. Já o terceiro colocado vai ficar com uma câmera digital Leica V-Lux 20, a foto premiada impressa em padrão Fine Art e colocada em moldura, e um conjunto de livros da biblioteca Fotografe da Editora Europa. A categoria ensaio vai ter apenas um vencedor, e o felizardo vai levar para casa uma câmera digital Leica M9 com objetiva Leica 50mm Summarit f/2.5, publicação do portfólio na revista Fotografe Melhor e conjunto de livros da Biblioteca Fotografe da Editora Europa.

As inscrições já estão abertas e as fotos podem ser enviadas até o dia 14 de janeiro. Para participar é necessário ler o regulamento e preencher a ficha de inscrição disponível nas revistas Fotografe Melhor (a partir da edição de novembro) ou no site da Editora Europa. No regulamente existem os tamanhos oficiais para impressão das fotos e o endereço para envio das imagens. A parte do regulamento que destaco é que nenhum direito é cedido e as fotos vencedoras serão publicadas na revista na divulgação do resultado do concurso, e somente isso.  Todas as fotos enviadas serão trituradas e doadas para reciclagem ao final da competição. Todo ano eu participo desse evento e gostaria de convidar a todos a participarem também. Vemos aqui todas as semanas em nosso grupo no flickr que tem muito fotógrafo de talento participando do site e de nossa comunidade. Não custa quase nada participar.

relacionados


Comentários