Meio Bit » Arquivo » Internet » Arquivo .wwf: Converta e salve uma Árvore.

Arquivo .wwf: Converta e salve uma Árvore.

WWF cria novo formato de arquivos impossível de ser impresso para salvar árvores.

13 anos atrás

Screenshot_ 4.jpg

Já posso ver uma romaria de trolls, a segurar velinhas no escuro, "caminhando e cantando e seguindo a canção..."

Ignorando isso, o assunto pode ser bastante interessante e é no mínimo bastante inteligente.

A WWF é uma das defensoras mais ferranhas contra o desmatamento, junto ao Greenpeace e outras grandes organizações não-governamentais pelo mundo. O argumento em questão é bastante simples: árvores por papel.

É de facto um ciclo vicioso onde o mundo simplesmente não dá conta de plantar árvores o bastante a demanda atual. Muitas vezes, estes documentos acabam sendo apenas vistos uma única vez e vão direto para o lixo ou para aquele bloquinho tosco de rascunho.

Há os imbeotas que ainda defendem que o ciclo do papel é renovável o bastante para ser mantido, que podemos "reciclar", que as indústrias exploram o mundo e seus fundos em outras terríveis traquitanas bem mais nocivas que o consumo indiscriminado do papel, da celulose industrializada e que está tudo certo. Blá blá blá...

No final, a conta fecha de uma maneira bem menos psicótica: o papel vem da árvore e, se é gasto indiscriminadamente (e é!), consome bastante árvores. Ponto.

Até o tempo presente, qualquer atitude preservacionista nessa direção envolve apenas o apelar para a consciência das pessoas todos os dias. É comum vermos rodapés de e-mail a dizer "pense no planeta, não imprima essa joça à toa, seu mané!". Se isso funcionasse tão bem quanto na teoria, milhões de árvores não seriam cortadas todos os anos.

Como começa a dizer a defesa da nova invenção da WWF, podemos simplesmente salvar a informação em formato PDF e ler em um dos nossos dispositivos mobile tão iminentemente presentes em nosso cotidiano.

Mas isso também não funfou como esperado. Então, a idéia: o .WWF (e, não, você não leu .wtf!) 😀

Um arquivo convertido em .wwf é um arquivo que simplesmente não pode ser impresso. Simples.

A boa pegada é que a decisão de tornar a informação imprimível ou não parte de quem gera o primeiro documento. A expectativa da fundação é que o formato possa ser incorporado out-of-the-box em praticamente todos os novos programas, devices e protocolos, oferecendo-se assim a cada um a opção de gerar arquivos "ecologicamente corretos" durante a sua primeira criação e antes de distribuí-los.

Virtualmente qualquer arquivo pode ser convertido em .wwf. Atualmente, isso deve ser feito através de um programa gratuito que pode ser baixado aqui.

A versão para Windows e outros OSs deve sair logo. É possível também adicionar plugins para conversão em .wwf em websites, redes sociais, etc.

[autor] óbvio que já vejo espíritos-de-porco indo dormir tarde e mergulhados em coding para escrever um de-decodificador. O mundo é cheio desses porcarias também. Segundo a WWF, o formato foi pensado de maneira que pudesse evitar isso.

No final das contas, são esforços distintos. Um para abraçar uma idéia e conceito bacanas e na direção mais óbvia do futuro; outro para gastar a energia abundante daqueles que só querem mesmo é ver o circo pegar fogo.

Pessoalmente eu só vi com bons olhos e achei uma idéia genial, inclusive enxergando um aliado paralelo no combate à chupinagem de propriedade intelectual, livros impressos, material de escola.

Enfim, Dr. Divago...

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários