Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Segundo a Canon esta foto é verdadeira

Segundo a Canon esta foto é verdadeira

13 anos atrás

A regra é clara: se está na Internet é verdade. Se vier em formato de foto, é mais verdade ainda, que o digam as fotos da Hermione pelada que circulam por aí.

Infelizmente alguns chatos não acreditam em tudo que vêem, outros mais chatos ainda insinuam, tendo pouco além de fatos para provar suas afirmações que pessoas sempre manipularam imagens a seu favor, mesmo antes do advento do Photoshop. Diante dessa histérica comunidade tendenciosa que só admite um lado da história (o real) vários métodos foram criados para determinar a autenticidade de uma imagem.

Um deles é o OSK-E3 da Canon, uma tecnologia de autenticação e assinatura digital que garante que uma imagem não foi alterada digitalmente. As fotos são assinadas criptograficamente pela câmera na hora que são feitas, depois com um software especial e um smart card é possível comparar a assinatura gerada pela máquina com uma gerada pelo PC, usando a imagem como base. Se forem diferentes, a imagem foi alterada.

A tecnologia garante inclusive a autenticidade dos dados EXIF, num flagrante ataque à liberdade individual. Se eu quiser que minha foto do Pacaembu venha com dados de GPS de Niterói, eu tenho que poder, oras.

Para nossa sorte os Defensores da Liberdade da ElcomSoft foram camaradas. Esses hackers russos divulgaram uma pesquisa onde obteram as chaves de autenticação das máquinas Canon. Aparentemente as chaves estavam disponíveis no Firmware da câmera, sem nenhuma encriptação. Com isso acabou o monopólio da Verdade. Não mais só os monopolistas da Canon detém o direito de dizer que uma foto é verdadeira. Agora qualquer um pode fazer isso.

Se um pouco de Verdade é bom, imagine para todo mundo. Com a divulgação da pesquisa de Dmitry Sklyarov, o hacker russo em questão, não só a tecnologia de autenticação de imagens da Canon foi democratizada, como por tabela foi resolvido um dos grandes problemas da web: Fotos falsas. Rodando a autenticação e reenviando os fakes, todas as fotos se tornam verdadeiras. Caso encerrado.

Fonte: BoingBoing

relacionados


Comentários