Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Kuwait proibe câmeras reflex em público – Santa falta do que fazer

Kuwait proibe câmeras reflex em público – Santa falta do que fazer

13 anos atrás

Hoje passei o dia inteiro fazendo um trabalho externo e não consegui escrever sobre essa notícia que é, no mínimo, curiosa. Antes de entrar no mérito da questão, vale lembrar que o ato de fotografar em público é complicado em vários locais do mundo. No Brasil mesmo encontramos vários locais (públicos) que exibem a velha placa “Proibido Fotografar”. Em alguns pontos você tem até que enfrentar seguranças brucutus que em vez de conversar amigavelmente tomam o seu equipamento a força. O que diz a Lei Brasileira? Qualquer obra de arte ou construção que esteja situada em local de livre trânsito público pode ser registrada por câmeras fotográficas livremente. Mas, muita gente por aqui não sabe que Leis existem.

Agora, as autoridades do Kuwait decidiram tomar uma decisão inédita no mundo civilizado. Os Ministério da Informação, o Ministério dos Assuntos Sociais e o Ministério das Finanças decidiram, simplesmente, proibir que os cidadãos usem em público câmeras fotográficas reflex, as populares DSLR. Elas serão destinadas apenas para profissionais do jornalismo. O mais bacana de toda essa conversa é que não foi apresentado nenhum motivo para a proibição. A galera não devia ter muito que fazer no dia de hoje e tiraram no palitinho um assunto para ser proibido.

A coisa foi tão absurda que a notícia correu o mundo de forma virulenta e todos os meios de comunicação voltados para a fotografia e tecnologia já teceram seus comentários sobre o assunto. A minha opinião é muito simples. A ignorância existe em qualquer lugar e a falta de vontade de encarar os problemas sérios é fonte para as mais duvidosas decisões. Espero que os políticos do Brasil não entrem nessa onda.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários