Meio Bit » Arquivo » Indústria » Distorção de preços e valores ?

Distorção de preços e valores ?

18 anos atrás

Eu acompanho bastante os preços de eletrônicos como computadores, celulares, componentes de informática e gadgets, e estou notando algumas coisas que me parecem um pouco estranhas. Por exemplo, o valor de um celular topo de linha é similar ao de um notebook básico, mais ou menos US$500. Ou um iPod de US$400 também paga um computador básico por exemplo da Dell ou um PDA quase topo de linha. Produto por produto, o computador é o mais necessário, e pelo valor que tal produto representa deveria ser o mais caro.

Veja que os produtos são para publicos bastante distintos, quem compra um iPod não tem um Dell básico, tem uma máquina melhor, afinal tem recurso suficiente para comprar um iPod, algo que não é algo necessário. Vejam o jogo da indústria em geral: para aumentar o publico as empresas deixam as margens de lucro estreitos nos produtos destinados ao publico geral, e aumentam substancialmente a margem nos produtos para a elite.

Acho bastante interessante este tipo de coisa, afinal a mão de obra e os componentes são um custo relativamente constante, entretanto o preço final varia muito. O que faz este preço variar ? A percepção que o consumidor tem do produto, amparado em uma campanha forte de marketing direto e indireto. A Apple é um excelente exemplo disto, tendo produtos com marketing intenso, tudo que leva o logotipo dela é vendido a peso de ouro, já que o segmento de público-alvo é a de poder econômico maior.

relacionados


Comentários