Meio Bit » Arquivo » Internet » Vídeos em HD e remoção do autoplay no YouTube

Vídeos em HD e remoção do autoplay no YouTube

Cansado do autoplay e de vídeos em baixa definição por padrão? Esses complementos para Chrome e Firefox mudam o comportamento padrão do YouTube.

13 anos atrás

Add-ons específicos para sites podem parecer exagero, mas quando o site é acessado várias vezes ao dia, a ideia de acrescentar um recurso ao navegador só para esse endereço se torna mais aceitável. A ideia da Web como plataforma torna esse cenário cada dia mais comum.

Dentre esses sites nossos de cada dia, o YouTube é um dos que, na maioria dos casos, se encaixam na descrição. Maior site de vídeos do mundo, é onde boa parte do vídeo enviado para a Internet é consumido. Sendo assim, por que não melhorá-lo com as valorosas extensões?

YouTubeAntes de recorrer às extensões, procurei um userscript. Até encontrei o sugestivo YouTube Auto Buffer & Auto HD & Remove Ads, que promete três melhorias notáveis no player do YouTube: carregamento automático do vídeo, alta definição por padrão e remoção de anúncios.

Na prática, porém, esses userscript falhou nos dois navegadores testados. No Chrome, não muda a resolução para HD. No Firefox, desastre total, só removeu os anúncios.

O problema é que a Google constantemente muda o template do YouTube, o que acaba "quebrando" esses complementos. Ter atualizações ágeis é essencial, coisa que, aparentemente, nosso userscript milagroso não tem.

Então, parti para as extensões. No Chrome, duas salvam o dia. A Stop Autoplay for YouTube impede o vídeo de começar sozinho. Ela pausa a exibição, e deixa o vídeo sendo carregado. Para conexões lentas, e mesmo as mais rápidas, quando em modo alta definição, é uma mão na roda. Basta abrir o link, ir fazer outra coisa para dar tempo de "bufferizar" e, depois, assistir ao vídeo.

A outra, ainda para o navegador da Google, é a Auto HD for YouTube. Essa possui até página de opções, que permite definir a resolução padrão e as reservas, bem como o tamanho do player (tradicional ou wide).

No Firefox, tudo o que você precisa é de uma extensão, a SmartVideo for YouTube (MyTube). Depois de instalá-la e reiniciar o navegador, aperte as teclas Ctrl + Shift + M para abrir as opções. Para que o YouTube se comporte como esperamos, ou seja, execute vídeos sempre em alta definição (quando disponível) e faça o pre-load, sem começar automaticamente, marque a opção "Start buffering as soon as page loads", e em "Video Quality", escolha "HD720". Simples assim.

Opções do SmartVideo For YouTube para Firefox.

Opções do SmartVideo For YouTube para Firefox. (Clique para ampliar)

Pronto, já pode curtir seus vídeos em alta definição e sem os engasgos que o autoplay proporciona 🙂

relacionados


Comentários