Meio Bit » Arquivo » Mobile » Celulares diagnosticando DSTs

Celulares diagnosticando DSTs

Pesquisadores desenvolvem módulo que realiza exames laboratoriais de doenças sexualmente transmissíveis através de um celular.

13 anos atrás

t1larg.gif

Mas que ligação, que nada... Há um projeto na Europa que tem como objetivo ajudar as pessoas a auto-diagnosticarem doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV e a sífilis, através do celular.

Calma. Chegando a público, você não vai ter que urinar ou dar aquela cuspida no seu iPhone ou Android de estimação.

O projeto se chama "eSTI2" e tem sua pesquisa acomodada na Universidade St. George, de Londres. Tariq Sadiq recebeu uma bolsa de pesquisa científica de US$ 6,5 milhões para desenvolver chips que podem receber fluídos humanos como sangue, saliva e urina, sendo então conectados a um adaptador ou ao próprio aparelho (eca!).

Disse Tariq:

"É possível que uma pessoa possa ter o resultado destes testes entre 5 e 15 minutos através de um smartphone."

Piadinhas à parte, a premissa do projeto é sensacional: levar os exames às pessoas, ao invés de manter as pessoas indo até as clínicas para isso. Coisas como testes para viagens, contratações, jurídicos e processuais e etc. acelerariam muito as suas respectivas burocracias.

Segundo o pesquisador, o projeto está mais ou menos à meia vida e pode entrar no mercado em algo como 7 a 10 anos.

Sadiq não é o único a ter pensado na idéia. Anteriormente, George Whitesides, o pesquisador da prestigiosa escola de medicina da Universidade de Harvard, já havia concebido a idéia de um "laboratório dentro de um chip" para testar de maneira remota doenças como malária, tuberculose, hepatite e gastroenterite.

Em alguns anos aquela m*rda (ooops!) ultrapassada de smartphone pode ao menos servir de copinho...

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários