Meio Bit » Arquivo » Hardware » Seagate - Nova linha de HDs Serie NL35

Seagate - Nova linha de HDs Serie NL35

18 anos atrás

Enquanto os HDs baseados em flash não chegam ao mercado com preços acessíveis, o jeito é continuar com os HDs mecânicos. A Seagate lançou recentemente a família NL35.

Os novos HDs são oferecidos em versões com interface de fibra óptica (400 GB) ou SATA (250 e 400 GB).
Sob determinado ponto de vista, o NL35 pode ser considerado a versão melhorada da série Barracuda 7200 rpm, do qual o NL35 herdou a aparência, o silencioso motor SoftSonic de 7.200 rpm, o buffer interno de 8 MB e o suporte nativo para SATA NCQ (Native Command Queuing), recurso útil para aplicações multiusuários. Mas, diferentemente do Barracuda, a mecânica do NL35 é bem mais elaborada, elevando seu MTBF (tempo médio entre falhas) para aproximadamente 1 milhão de horas, 😮 contra as 800-900 mil do Barracuda.
O preço sugerido para o modelo de 400gb é de 310 dólares.

Entre outros recursos, os NL35 apresentam o "one-step microcode download", sistema que permite que o disco atualize seu 'firmware' sem que seja necessário interromper seu funcionamento. Por meio de um utilitário da Seagate, o NL35 carrega o novo código e o mantém em sua memória interna, esperando um momento de ociosidade para se auto-reprogramar. Muito legal. 🙂

Mais detalhes da família NL35 no próprio site da Seagate aqui.

Antigamente, os sistemas de 'storage' baseados em discos rígidos eram voltados para transações de dados. Assim, a escolha natural era os modelos SCSI de alto desempenho e alta disponibilidade, muitas vezes capazes de trabalhar ininterruptamente no regime 24 horas por dia, sete dias por semana. Eu ainda uso SCSI (lê-se iscâzi). 😀 Com a evolução da tecnologia, atualmente, há espaço para novos conceitos de armazenamento, em que informações pouco acessadas, porém não menos importantes começaram a ocupar muito espaço numa mídia relativamente cara.
Soluções não faltam. Cabe a você a escolha de uma melhor tecnologia com custo benefício acessíveis. 😉

Fontes:
PC World
Brasin
Seagate

relacionados


Comentários