Meio Bit » Arquivo » Indústria » Windows Vista pode incluir Monad baseado em Cygwin

Windows Vista pode incluir Monad baseado em Cygwin

18 anos atrás

O site de notícias Cnet publicou um artigo baseado em informações de um funcionário da MS que não quis identificar-se onde é levantada a possibilidade de uma versão do Shell Monad baseado em Cygwin. O Monad é um novo interpretador de comandos interativo que pode ser incluído nas próximas versões de Windows a partir do Vista. O Cygwin é um porte da API do Linux para Windows que cria um ambiente de programação e execução de aplicações baseado em UNIX, inclusive com características exclusivas daquele sistema, como as funcionalidades de sinais, ptys e outras.

A escolha do Cygwin como base para a implementação do Shell Monad seria principalmente para que a MS não precisasse recriar todas as funcionalidades existentes na infra-estrutura do UNIX em seu Windows. Com o Cygwin toda arquitetura necessária no sistema para um shell poderoso como o BASH já seria implementada e poderia ser usada pelo Monad. Além disso administradores experientes de UNIX e Linux poderiam adaptar-se mais facilmente ao Monad do Windows, já que pouca coisa precisaria ser mudada.

Ainda segundo o artigo esta é uma das principais razões do atraso do Vista (adiado para Janeiro de 2007). Como o Cygwin é software livre usá-lo como base para implementar o Monad exigiria que a MS também tornasse o seu novo shell livre. A divisão Windows da MS estaria procurando alternativas legais para impedir essa obrigatoriedade antes do lançamento do produto, e por isso ele teria sido adiado de maneira preventiva para evitar que a MS tenha problemas jurídicos com o uso dessa solução.

relacionados


Comentários