Meio Bit » Arquivo » Internet » Yahoo! Contributor Network

Yahoo! Contributor Network

Yahoo! lança rede de conteúdo colaborativo de notícias.

13 anos atrás

YC_000.jpg

Ainda esta semana o Yahoo! lançará um novo serviço de newsmedia e web-jornalismo com conteúdo próprio chamado Yahoo Contributor Network. O Yahoo! sempre foi um poderoso agregador de notícias da rede. Com a YCN a empresa dá o maior salto já dado em sua história nesse concorrido segmento e cria a sua própria agência de conteúdo.

O lançamento se dá a partir de uma aquisição sileciosa que aconteceu em maio deste ano. A empresa em questão é a Associated Content, criada em 2005 por Luke Beatty como uma espécie agência online de "free-lance news" e que atualmente conta com uma base de mais de 380 mil free-lancers separados por suas respectivas áreas de expertise.

A Associated Content mantinha uma série de contratos com distribuidoras como Reuters, Scripps e até Fox News. A Yahoo! não renovou estes contratos e o silêncio mantido pela empresa desde a tal compra suscitava aquilo que acabou se comprovando com essa notícia: de que haveria mesmo um novo grande player no setor. E verdade seja dita, ninguém pode negar que a pata do Yahoo! é pesada o bastante para exigir um certo respeito.

Com um formato de rede social mesmo, bastante flexível, aberto e moderno, o foco é concentrar a produção de uma quantidade robusta de conteúdo global através do melhor modelo de contratação que se conhece para giga-agências de notícias devidamente incorporadas à rede: o free-lancing.

De acordo com um relatório da Pew Report de setembro deste ano, 28% dos internautas que consomem jornalismo e newsmedia online passam pelo Yahoo!, contra 16% da CNN e 15% do Google (só nos EUA). Isso mesmo, Google em último...

Não importa se o corpo de redação é formado por redatores ocasionais, jornalistas, escritores, fotógrafos e profissionais full-time. A rede Yahoo! Contributor visa exatamente a mescla de todos os perfis e espera um resultado ainda mais amplo e pormenorizado do seu já forte esquema de agregamento de notícias. Com a compra da Associated Content o projeto ganha uma base sólida e amplificações na plataforma que, segundo a empresa, só ganhou com a aquisição.

Escritores, jornalistas, fotógrafos, videomakers e bloggers interessados na exposição que o portal pode oferecer (claro, no início menos, mas é a Yahoo!), devem clicar aqui. O sistema de pagamento pelas pautas enviadas é bastante direto e prático, associando o seu perfil no YCN diretamente à sua conta no PayPal. Os pagamentos serão feitos de acordo com o tráfego que cada publicação gerar.

Não tenho observações negativas a fazer por enquanto (uma vez que tudo é muito novo para qualquer outro pormenor), mas é um tipo de lançamento que pode abrir um ótimo modelo para os grandes canais de distribuição na internet.

Essa a Google não antecipou. Mas não duvido nada que logo apareçam com algo similar.

Alias, que outros também.

YC_001.jpg

relacionados


Comentários