Meio Bit » Arquivo » Indústria » Vazam especificações de hardware do Nintendo Revolution

Vazam especificações de hardware do Nintendo Revolution

18 anos atrás

A cena se completa. Vazaram as especificações de hardware do Nintendo Revolution, o próximo console da Big N. Com a Sony fazendo questão de posicionar o futuro PS 3 como sendo uma nova geração de consoles, à frente do X Box 360 é difícil entender a estratégia que a Nintendo decidiu adotar. Para entender porque continue lendo este artigo exclusivo do Meiobit.com.Em 2004 o então presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, disse que a empresa não achava que uma nova geração de consoles era necessária. Para a Big N os consoles existentes na época (Game Cube, PS 2 e XBox) tinham um hardware rápido o bastante para a jogabilidade exigida pelo mercado. Como prova a Nintendo citava o Resident Evil 4, um dos jogos mais estonteantes de sua geração e que foi desenvolvido do zero para o Game Cube e portado para as outras máquinas depois. À época o GC era o console com menor capacidade bruta de polígonos, portanto um jogo nascido nele tornar-se referência era prova de que o hardware dos outros consoles estaria super-dimensionado para as necessidades dos jogos e dos jogadores.


Microsoft XBox 360

Desde então a Nintendo parece ter mantido a filosofia. As especificações de hardware do Nintendo Revolution mostram que a empresa não desenhou uma máquina para bater de frente com os poderosos XBox 360 e PS 3 em termos de processamento bruto. Em vez disso a Nintendo optou por criar um console pequeno, silencioso e modificar a maneira como o jogador interage com o equipamento. Com isso a Big N espera ter o console mais barato de sua geração e conseguir entrar nos lares dos jogadores pelo preço competitivo e pela revolução na forma de jogar.


Sony PlayStation 3

As especificações do Revolution vazaram para a Web, acabando com o segredo que a Nintendo fazia sobre os dados. Podem parecer tímidas, mas não se engane. Pelo fato do Revolution ser uma evolução do mesmo hardware que operava o Game Cube será muito mais fácil criar jogos para ele do que para qualquer outro console. Assim a Nintendo espera atrair todas as linhas de jogos já tradicionais e conseguir novas franquias. Sem mais delongas vamos aos dados:

Especificações CPU GPU Memória HD
Game Cube IBM PPC
485MHz 64bit
nVidia
Flipper 162MHz
40 MB não
XBox Intel
PentiumIII 733MHz 32bit
nVidia 233Mhz 64 MB não
PS2 Sony/Toshiba EE
295MHz 128bit
Toshiba 150MHz 32 MB não
XBox 360 IBM PPC
3-cores 3.2GHz 64bit
ATi 500MHz 512 MB 20GB opcional
PS3 STI PPC-Cell
3.2-4GHz 64bit
nVidia 550Mhz 512 MB 60GB
Revolution IBM
PPC 730MHz 64bit
nVidia
243Mhz
88
MB
não

A primeira vista pode parecer que o Nintendo Revolution é uma máquina tímida perto de seus atuais rivais. Pode não significar muito, veja por exemplo como era o PS2 em relação ao GC e ao primeiro XBox, no entando foi sem dúvida o console mais vendido da história. A Nintendo está usando uma tática completamente diferente de suas rivais para continuar disputando um mercado onde cada detalhe pode fazer a diferença. Em breve Sony e Microsoft estarão duelando para provar qual delas possui o hardware mais poderoso e pode ser que a Nintendo com sua simplicidade acabe por conquistar a todos com custos menores.

Seria curioso, em uma batalha tecnológica para colocar um supercomputador dentro de um vídeo game em sua sala de estar para atuar como um centro de mídia completo ver o sucesso de uma máquina mais simples que não sonhou deixar de ser apenas o que todos queremos: um bom console.


Nintendo Revolution

relacionados


Comentários