Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Estúdio Brasil – 2º Dia (agora com fotos)

Estúdio Brasil – 2º Dia (agora com fotos)

13 anos atrás

Chegamos ao segundo dia do maior congresso da América Latina sobre fotografia de estúdio. Depois de uma terça-feira muito quente e de um dilúvio de proporções bíblicas durante a noite, a quarta-feira amanheceu nublada, um pouco mais fresca, porém ainda poderia ficar um pouco mais frio para atingir uma excelente zona de conforto térmico. Hoje foi o dia das atrações internacionais. Gente que veio dos Estados Unidos para falar um pouco de sua trajetória e dividir conosco seu conhecimento.

A primeira palestra do dia foi do fotógrafo e advogado José Roberto Comodo. Ele veio falar sobre Direito do Autor e uso da Imagem na Prática, um assunto que muitos fotógrafos não dão a mínima, mas que é muito importante em tempos de internet. Comodo mostrou para a platéia 07 casos práticos onde ele atuou como advogado e que envolvem os direitos do fotógrafo. Fora isso, foi mostrado de forma fácil e didática os principais pontos onde fotógrafos necessitam tomar cuidado para não terem seus direitos lesados e não lesar os direitos de pessoas que participam de sua equipe. A quantidade gigantesca de perguntas que foram feitas ao palestrante são a prova de que nós fotógrafos ainda estamos engatinhando no assunto. Destaque para o excelente bom humor do palestrante que cativou a todos com histórias e tiradas muito bacanas. Resumindo a apresentação: por menor que seja o trabalho, sempre tenha um contrato escrito com seu cliente. Isso facilita para ambas as partes.

10112010-IMG_0113

Depois do almoço tivemos a primeira atração internacional. Mary DuPrie chegou com a palestra Fotografando Modelos. Destaque para a tradução simultânea que estava muito boa em todas as palestras internacionais. A fotógrafa trouxe sua experiência em fotografar modelos e, acima de falar de equipamentos ou iluminação, trouxe um pouco sobre como fazer a direção de modelos, principalmente quando estamos falando sobre modelos iniciantes, que não possuem prática na área. Aqui ficamos sabendo o que dizer, como dizer, quando dizer e o quanto você diz. Fora isso, também tivemos uma palhinha sobre posicionamento de rosto, o que fazer com as mãos e a correta maneira de tratar os ombros. Posso dizer que no meu caso, mesmo depois de anos fotografando modelos, ainda tenho alguma coisa a aprender.

10112010-IMG_0119 10112010-IMG_0135

Logo depois, tivemos no palco o fotógrafo Blake Discher, que veio ministrar a palestra Seu Site, FAcebook e Twitter estão fazendo dinheiro? Aqui a coisa foi muito estranha, pois o assunto abordado não é muito a área da maioria dos fotógrafos presentes. Blake ministrou, sem rodeios, uma gigantesca aula de SEO para fotógrafos. Garanto que tinha muita gente ali que não sabia nada do que o palestrante estava falando, mas essa é a realidade atual e se você quer vencer no mundo da internet é necessário fazer o dever de casa e se acostumar com a coisa. Legal notar que o palestrante foi o primeiro a usar um iPad para sua apresentação multimídia.

10112010-IMG_0176

Por último, tivemos a estrela mais badalada do mundo da fotografia a participar do evento. Michael Grecco, o fotógrafo das celebridades, veio para nos mostrar um pouco de sua carreira e os últimos projetos em que estava envolvido. Foram projetados retratos feitos para dezenas de revistas dos Estados Unidos e alguns vídeos mostrando como as produções foram feitas. Logo após a palestra, Grecco montou um pequeno esquema de luz e chamou dois modelos para serem retratados. Incrível notar como esquemas de luz simples podem render retratos impactantes.

10112010-IMG_0177 10112010-IMG_0179

Uma coisa que tive tempo de acompanhar hoje e que não tive como aproveitar ontem foi o chamado Núcleo de Tecnologia. Enquanto acontecem as palestras principais, na entrada do auditório existe um espaço onde outros profissionais reconhecidos da fotografia brasileira ficam fazendo pequenas apresentações. Hoje tive a oportunidade de ver a apresentação de Newton Medeiros com a demonstração de diversos equipamentos de iluminação em estúdio e a palestras Retratos pelo Mundo do Fabio Elias.

10112010-IMG_0147 10112010-IMG_0149

Pena que está acabando. Amanhã é o último dia e, encerrando o evento, temos a palestra de Fernanda Sa com a palestra Como produzir fotos das futuras mamães. Aguardem o texto de amanhã.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários