Meio Bit » Arquivo » Software » Mais aplicativos usando "prompt de comando" ?

Mais aplicativos usando "prompt de comando" ?

18 anos atrás

Nos velhos tempos da informática, tudo era feito via prompt de comando (isto depois dos cartões perfurados). Não existia interface gráfica ou mouse. E as coisas, incrivelmente, funcionavam. Até hoje, o pessoal mais hard-core (como o do Linux) usa e abusa do velho shell, que apesar de antigo realmente é eficiente nas mãos de quem sabe usá-lo.

Pois bem, uma tendência que estou percebendo é um pouco do retorno deste estilo de comando pelo teclado, principalmente voltado aos usuários avançados. O primeiro exemplo que cito é o 30boxes, que permite entrar dados no sistema de calendário com comandos simples, por exemplo: "dentista amanhã 14h", e o aplicativo insere no lugar certo do calendário. O sistema funciona sem muita interferência do mouse, e dispõe de uma sintaxe bem elaborada.

O segundo exemplo é um programa que está se tornando cada vez mais popular, apesar de exigir uma capacidade de processamento e RAM razoável, chamado Active Words. Este programa visa tentar automatizar comandos através do teclado, definindo por exemplo substituição automática de textos através de um comando pré-determinado; também pode abrir programas, rodar scripts, manipular o Outlook, entre outros. Para quem não conhece vale a visita. No Mac OS, da Apple, a alternativa para algo similar é o Quicksilver, também uma febre entre os applemaníacos.

O terceiro e último exemplo é o Google. Seu campo de busca tornou-se algo muito mais poderoso do que simplesmente entrar palavras chave. Hoje em dia podem ser feitos cálculos, conversões de unidades e moedas, definições de palavras e termos, rastrear pacotes , vôos, e muitas outras funções descritas aqui.

Eu gostaria de usar menos o mouse e mais o teclado, com mais eficiência para fazer tarefas simples. Vou testar o ActiveWords novamente assim que aumentar a memória RAM de minha máquina. Tomara que esta tendência de oferecer comandos via texto torne-se mais frequente.

relacionados


Comentários