Meio Bit » Arquivo » Internet » WebMatrix Beta 2: facilitando o desenvolvimento Web (Parte 01)

WebMatrix Beta 2: facilitando o desenvolvimento Web (Parte 01)

O WebMatrix Beta 2 é a nova ferramenta para criação e edição de sites criada pela Microsoft, permitindo de forma fácil e rápida criar um site novo ou utilizar projetos Open Source.

13 anos atrás

Sim, novamente a Microsoft facilitando a vida dos desenvolvedores, agora desenvolvedores Web!

O WebMatrix teve a sua versão Beta 2 lançada recentemente, e possui as ferramentas necessárias para  um site, permitindo seguir um template padrão ou  pegar um projeto open source, alterar o código se necessário, e instalar.

Antes de continuar, volto ao assunto que abordei no artigo sobre o Visual Studio Lightswitch: se já existe o Visual Studio .NET, por que mais um produto como o WebMatrix?  O foco do produto é outro, enquanto eu tenho a facilidade de ter um desenvolvimento rápido com o WebMatrix, sem custos (apesar de existir versões grátis do Visual Studio .NET), é muito mais fácil criar um site seguindo um "padrão" disponibilizado pelo WebMatrix, onde ele cuida do gerenciamento do site, já cria o banco de dados dependendo do modelo escolhido, enfim, fico livre para cuidar do site, que da estrutura necessária para ele rodar, o programa cuida. Do outro lado temos o Visual Studio .NET, com ferramentas avançadas de depuração de código, análise, arquitetura e muito mais.

Quando instalamos o Web Matrix Beta 2, ganhamos de presente o IIS Express, servidor Web para rodar as aplicações, SQL Server CE para bancos de dados, e o ASP.NET para criarmos sites.

O IIS Express e SQL Server CE vou detalhar em outro artigo. Além deles, também podemos utilizar a Razor, uma nova View Engine criada para  pra o ASP.NET MVC 3.

Para instalar o WebMatrix Beta 2, precisamos do Web Platform Installer, que mostrei neste artigo.

No Platform Installer temos a opção de instalar o Visual Studio Web Developer Express, que é a versão gratuita do Visual Studio para desenvolvimento Web. Não é necessário, o mesmo com o SQL Server 2008.

Quando abrimos o WebMatrix, temos uma tela que nos ajuda na escolha do que queremos fazer: criar um site novo, pegar algum existentes ou ver os sites já criados.

Clicando no botão Site From Web Gallery, será aberta uma janela com uma lista de vários projetos open source, os quais podem ser escolhidos e instalados. O processo é parecido com o do Web Platform Installer: só escolhemos o projeto, e o resto do trabalho é com o WebMatrix.

Na tela inicial, clicando no botão Site From Template será mostrada uma janela com um total de seis templates de sites, já com CSS, JavaScripts montados, templates com login e cadastro de usuários prontos. O que vou criar é o Starter Site.

Com o site criado, vamos para administração, onde podemos alterar os arquivos, configurações básicas, segurança, gerenciar o banco de dados, ver a lista de requisições do site e publicar o mesmo em outros servidores.

Clicando no botão Run o site será aberto, já rodando no IIS Express.

Até o próximo artigo, onde mostrarei como editar os arquivos do site no WebMatrix, a sintaxe da Razor e a integração com o Visual Studio.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários