Meio Bit » Baú » Fotografia » Canon 50D x Canon 60D

Canon 50D x Canon 60D

27/10/2010 às 15:12

Bem, como explicado no texto sobre a quebra do obturador, minha câmera principal, uma Canon EOS 30D finalmente chegou ao final do seu ciclo depois de ultrapassar os 120 mil disparos. Eu achei que foi um uso pesado para a pobre câmera e a considero uma guerreira por ter durado tanto. Tirando a questão do reparo, decidi entrar em outro nível e investir em novo equipamento. Lembrando que a verba é sempre curta, resolvi ficar dentro da mesma categoria de câmera que estava e comprar uma EOS 50D ou uma EOS 60D. Claro que investir em um equipamento mais novo seria a solução mais simples, mas existem algumas características que decidi levar em conta.

Comprar no Brasil é quase inviável, então me dirigi até o país vizinho, mais especificamente na loja Montecarlo e coloquei os dois equipamentos no balcão. O que já tinha percebido anteriormente acabou se concretizando nessa pequena comparação. A Canon jogou a EOS 60D a uma categoria abaixo no que diz respeito a classificação de suas câmeras. Agora a EOS 7D é a câmera semi-profissional da empresa. Não necessitamos mais de outra câmera parruda como a EOS 50D em sua linha. No final do comparativo, mesmo as duas câmeras estando com um preço muito parecido, decidi ficar com a EOS 50D e vou explicar os motivos abaixo.

Não quero dizer a vocês que a EOS 60D é ruim. Ela é uma ótima câmera. Como pontos positivos podemos citar, em primeiro lugar, o sensor CMOS APS-C de 18 megapixels. Claro que a quantidade de megapixels não é um fator crucial, mas temos que dar o crédito à Canon por colocar quase todas suas câmeras não profissionais em um patamar tão elevado e ainda mantendo a qualidade de imagem. Aliás, qualidade de imagem é muito importante aqui e a câmera não deixa a peteca cair. Conforme alguns comparativos que já temos disponíveis na internet, a EOS 60D pode se configurar em um dos melhores lançamentos do ano. A seu favor ainda temos a gravação de vídeos em Full HD, o sistema de foco central para lentes com abertura de diafragma em f/2,8, o visor LCD articulado de 3 polegadas com 1,04 megapixels de resolução e a capacidade de disparar via wireless o flash externo. Do ponto de vista da igualdade, as duas mantêm as mesmas velocidades máximas de obturador e sincronismo de flash, assim como a área de visualização do View Finder ótico.

Agora, os pontos que me levaram a escolher a EOS 50D (lembrando que essa é uma escolha particular) são bem simples. O primeiro foi o corpo da câmera. A EOS 50D é um pouco maior e mais pesada. Ela se encaixa melhor em minha mão, tornando o ato de fotografar mais confortável. O segundo ponto é que a EOS 60D não possui entrada PC para cabo de sincronismo, o que dificulta um pouco para quem trabalha em estúdio (odeio os adaptadores que são ligados na sapata do Flash). E por último, o fato de não usar cartões compact flash e uma bateria diferente. E por que isso é importante para mim? Cartões compact flash são muito caros e não gostaria de aposentar todos eles e comprar mídias SD. A troca da bateria inviabiliza a utilização dos grips verticais que são compatíveis com quase toda a linha XXD (EOS 20D, EOS 30D, EOS 40D e EOS 50D).

Bem, as razões acima são meramente estéticas ou de comodidade para não realizar outros investimentos. Falando da parte técnica a EOS 50D tem uma maior velocidade no modo contínuo (6,3 fotos por segundo contra 5,3 fotos por segundo) e um obturador com uma durabilidade 50% maior (150.000 contra 100.000). Porém, o que o pessoal vem reclamando muito (e eu concordo com isso) é que um ponto muito negativo é inexistência do microfocus adjust, uma maneira de ajuste personalizado do foco automático para cada tipo de lente que você tiver.

O preço pago no balcão pela EOS 50D foi de US$ 992,00 dólares. O preço da EOS 60D está em US$ 1.280,00. Já brinquei com a câmera ao chegar e gostei muito do seu desempenho e qualidade de imagem, porém só utilizei em estúdio até agora. No próximo fim de semana terei o primeiro teste prático em situação de eventos, mas acho que fiz uma boa escolha.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários