Meio Bit » Baú » Miscelâneas » Evernote 4 - O Elefante Maratonista

Evernote 4 - O Elefante Maratonista

Evernote 4 Beta traz novidades em desempenho e interface no Windows.

27/10/2010 às 16:56

evrnt4.jpg

  • Heavy user do Eventote para OSX e iOS? ✔
  • Crítico-admirador do projeto, mas muito mais da real utilidade dele? ✔
  • Note to self: seja crítico. Você adora o projeto, veja lá... ✔

Eu sempre achei que o Evernote para Mac era melhor que qualquer outro. Muito provavelmente porque é o OS que utilizo em praticamente 85% de tudo o que eu faço, embora já tenha usado as outras versões mas sempre retornando para o OS X.

Heis que então o Tio Ghedin me pediu para fazer um rápido review do Evernote 4 Beta. Lá fui eu então ressucitar a minha zumbi-partição que tem como inquilino o Windows 7, sempre pronto para ser bootado. A primeira mensagem que o Win7 naquele meu laptop que roda o Jolicloud diz quando eu a inicio é: "Puwrra! Por onde você andou? Em qual versão estou: Win10x?"

Ainda acho que o Evernote para Mac é o melhor (para mim). Mas isso não me impede em nada de dizer: Wow! Evernote 4 para WinOS.

Parece que aqueles 20 milhões de obamas a mais que publiquei recentemente já estão dizendo a que vieram...

Assim que meu Win7 parou de me xingar e abri o Evernote notei sem tocar em nada, que praticamente TUDO o que é visual e layout fora revisitado. Não são mudanças radicais e é assim mesmo que os grandes programas se reinventam. Ao contrário, tem-se a nítida impressão que o pessoal do coding foi pentelho o bastante para fazer com que cada detalhe atingisse o seu melhor ponto no projeto, integrando-se a toda uma modificação.

Com títulos mais amigáveis, os boxes nos lugares mais adequados e uma velocidade prazerosa de se presenciar, o Evernote 4 é realmente um divisor de águas para a marca. Agora deu para entender bem o que a Evernote pretende com aquela grana extra e, aparentemente, isso é só o começo.

Atrevo-me a dizer que todas essas sutis mudanças visuais tem a ver com o foco principal da edição: velocidade. Quem tinha toneladas de material dentro do Evernote e precisava usar muito o copy/paste de lá para cá entende porque era preciso quase que desenvolver um TOC para se acostumar com as janelas que pipocavam toda hora dando mensagenzinhas indigestas de erro.

Isso e mais fontes borradas, um footprint estúpido de gigante para o consumo de memória e uma performance questionável que foi melhorando ao longo do tempo eram os principais probleminhas do Evernote para Windows.

Evernote 4 Beta.

Ao invés de ficar esperando que a Microsoft fosse mais ágil na orientação das atualizações de .NET (o framework utilizado da versão 3.5 para trás), o pessoal da Evernote simplesmente o abandonou e de agora em diante o esqueleto do projeto é populado com um kit feito-à-mão de C++.

O resultado? Velocidade. Muita velocidade. Tanto no processamento de tarefas internas, quanto na busca, carregamento e consumo de memória. A marca diz que o Evernote está no mínimo cinco vezes mais rápido e mais leve em tudo. Eu, honestamente, tive a impressão de que está umas quinze vezes mais rápido, sério.

Uma outa coisa bacana do Evernote é o OCR. Para quem não sabe, ele tem a bacaníssima capacidade de reconhecer caracteres a partir de imagens. Isso quer dizer que se você rabiscar aquele guardanapo sujo com alguma informação importante e apenas o fotografar, o Evernote VAI achar todas as palavras buscadas nele. Eu não conheço nenhum programa de notas ou GTD que faça isso.

Enfim, que beleza. Outro mundo... Sim, o elefante cresceu ainda mais e virou maratonista.

Vale a pena conferir, Evernote 4 para Windows OS.

PS: é Beta. Mas você conhece os betas do Evernote. São sempre semi-finais.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários