Meio Bit » Arquivo » Fotografia » App do Dia: VLC para iPhone

App do Dia: VLC para iPhone

13 anos e meio atrás

O VLC até se tornar popular era o player de vídeo preferido dos nerds, mas como o pessoal detesta se sentir mainstream, já andam falando mal dele, igual ao Firefox. Mesmo assim continua sendo um dos melhores players do mercado, digrátis e funcionando bem, com ports para todas as plataformas relevantes, e Solaris.

Recentemente foi lançada uma versão para iPad, preliminar mas já funcional, evitando toda a burocracia de conversão de videos para MP4. Agora saiu um upgrade e ela se tornou uma versão Universal, que na língua da Apple significa "roda em todos os nossos dispositivos iOS". Houve ganho de performance, várias rotinas foram reescritas, a performance melhorou bastante e ele já reconhece arquivos nas extensões .avi, .mkv, .ts, .mov, .flv, .mp4, e .m4v, com mais formatos prometidos em breve.

Infelizmente não é possível utilizar a aceleração em hardware, então o VLC tem que se virar com o processador. No iPhone 4 e no iPad ainda vai, mas no iPhone 3GS o formato e a resolução do vídeo dirão se ele pode ser executado. No meu teste um AVI foi decodificado com bem mais facilidade que um FLV. Tente não baixar nada em 720p ou 1080p, e provavelmente não terá problemas.

A instalação dos filmes é via iTunes, mas não requer nem sincronismo. Basta selecionar seu dispositivo, clicar no menu Apps e descer a tela até a seção File Sharing, selecionar VLC e sair adicionando os vídeos. A transferência é imediata.

Uma inovação é que agora é possível, clicando o botão edit, apagar vídeos direto no iPhone, antes esse gerenciamento só era possível via iTunes. Quando o espaço começa a ficar apertado na rua, a única alternativa era apagar o VLC inteiro junto com a base de dados, o que convenhamos não era muito inteligente.

O VLC para iOS Universal está disponível, digrátis na App Store ou no Baixatudo.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários