Meio Bit » Arquivo » Games » Jogos e atitudes violentas são novamente relacionados

Jogos e atitudes violentas são novamente relacionados

Estudo afirma que exibição a imagens violentas faz com que pessoas se tornam mais tolerantes a ela.

13 anos atrás

dori_vio_19.10.10

Na sua opinião, ser jogar games violentos por muito tempo pode fazer com que as pessoas se tornem mais tolerantes a situações de violência? Pois de acordo com um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde da Inglaterra, é exatamente isso o que acontece. Depois de expor 22 jovens com idade entre 14 e 17 anos a cenas violentas em filmes, programas de televisão e jogos eletrônicos, os pesquisadores notaram que o cérebro dessas pessoas passaram por um período de atraso nas respostas, o que segundo o Dr Jordan Grafman, poderia levá-los a achar que tomar atitudes violentas é algo aceitável.

A implicação disso inclui a ideia de que a exposição a vídeos violento fará com que adolescentes se tornarão menos sensíveis a violência, aceitando-a melhor e tornando-se mais propensos a cometer atos desde que o componente emocional associado a agressão é reduzido, o que normalmente age como um freio ao comportamento agressivo”, explicou o responsável pela pesquisa, que fez questão de dizer que as razões por traz d violência são complexas demais para serem explicadas por pesquisas de laboratório.

O resultado levanta novamente a velha discussão sobre o tema e é questionado pelo professor David Buckingham, diretor do Centro para Estudo de Crianças, Jovens e Mídia, que afirmou que “a sugestão é que, após um período, as pessoas desenvolvem um tipo de tolerância a essas imagens, mas outra palavra para isso é aborrecimento.”

Enquanto os jogadores negarão que haja algum tipo de influência, os ultraconservadores atacarão os games, assim como fizeram com tantas outras mídias e talvez nunca tenhamos uma resposta definitiva sobre o assunto. Enquanto isso, continuarei me perguntando o que Jeffrey Dahmer, Henry Lee Lucas, O Zodíaco ou John Wayne Gacy jogavam antes de cometerem seus abomináveis crimes.

[via BBC]

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários