Meio Bit » Baú » Demais assuntos » nuPack: gerenciador de pacotes para .NET

nuPack: gerenciador de pacotes para .NET

Conheça o nuPack, gerenciador de bibliotecas para .NET.

18/10/2010 às 17:01

Na maioria dos projetos precisamos trabalhar com bibliotecas de terceiros, como o NHibernate, por exemplo. Algumas bibliotecas são simples de configurar, outras nem tanto, sem contar que precisamos resolver problemas de dependências e configurar tudo manualmente. Finalmente essa trabalheira vai acabar com o nuPack.

A ideia não é nova, a Microsoft não está inventando nada, mas felizmente pegando o que outras tecnologias e plataforma têm de bom e incorporando no .NET e Visual Studio. Para quem trabalha ou conhece Ruby, o nuPack parece o RubyGems.

O nuPack foi anunciado junto com o ASP.NET MVC 3 beta e o WebMatrix Beta 2 (que será o tema do próximo post). O nuPack é gratuito e open source, e está disponível para download aqui.

Com o nuPack instalado, o Visual Studio ganha uma nova janela, Package Manage Console, e é onde vamos trabalhar para gerenciar os pacotes. No exemplo a seguir, vamos instalar o NHibernate, onde veremos, ainda, como o nuPack trabalha com dependências.

Outro ponto interessante: conseguimos empacotar nossas próprias bibliotecas, disponibilizando para instalação via nuPack.

Com o comando List-Package conseguimos ver a lista de todas as bibliotecas disponíveis para instalação, onde é mostrado o id, que é o nome, versão e uma descrição da biblioteca.

Para adicionar um pacote, utilizamos o comando Add-Package {id}, informando o id do pacote que queremos instalar. O interessante é que pressionando a tecla Tab, a janela mostra um IntelliSense que ajuda na digitação e busca dos pacotes.

Com o comando Add-Package NHibernate.Core o nuPack vai fazer download das bibliotecas, configurar o projeto e cuidar de todas as dependências do NHibernate.

Quando instalamos algum pacote, é criado um arquivo no projeto chamado packages.config com a lista dos pacotes instalados.

E para remover pacostes utilizamos o comando Remove-Package {id}.

O nuPack veio para facilitar ainda maiso desenvolvimento de aplicações, lidar com bibliotecas de terceiros da trabalho, e com uma ferramenta fazendo o trabalho dificil, ficamos livres para programar, que é o que interessa 🙂 Mas como nem tudo é perfeito, quem possui o add-in do Reflector no Visual Studio, não vai conseguir utilizá-lo. Para resolver o problema, clique aqui.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários