Meio Bit » Arquivo » Mobile » ZOMF: sincronia entre Symbian e PC via WiFi

ZOMF: sincronia entre Symbian e PC via WiFi

Conheça o ZOMF, aplicativo gratuito que sincroniza arquivos entre o PC e smartphones.

13 anos atrás

Seria o Symbian um sistema injustiçado? Não quero entrar no mérito, apenas faço um pequeno relato pessoal: abandonei um Android novo em prol de um Symbian idoso. E, nesse retorno, aproveitei o embalo da "destroca" para me aventurar na Ovi Store, que continua limitadíssima no que toca à oferta de aplicativos, continua sem oferecer os pagos em solo brasileiro, e continua pouco amigável. Ah sim: também continua guardando algumas surpresas agradáveis.

É raro encontrar aplicativos com cinco estrelas, por isso, enquanto passeava pelas páginas da loja, me chamou a atenção o ZOMF, um desses raros exemplares perfeitos, segundo quem testou. Não chega a tanto, mas surpreende: ele permite sincronizar arquivos com um PC via rede sem fio!

Já vi (e uso) no Zune HD, o que, por tabela, nos faz pensar que o mesmo recurso estará disponível para o Windows Phone 7. O ZOMF é multiplataforma, conversa com smartphones Symbian, BlackBerry, Android e até Windows Mobile. Em desktops, só Windows.

Voltando ao Symbian, como tudo nessa plataforma, é mais difícil, complicado e feio que a mesma solução no Zune HD. No PMP da Microsoft é tudo bastante intuitivo e fácil. Com o ZOMF, não chega a ser difícil; apenas a configuração inicial prega algumas peças no usuário. Ah, e não adianta se animar, as interfaces, tanto do programa para Windows, quanto do aplicativo móvel, são sofríveis. Windows 3.11 feelings total.

Além de instalar o aplicativo do ZOMF no smartphone, é preciso instalar um programa no Windows também, e fazer um cadastro no ZOMG.it, que servirá para "linkar" os dois dispositivos (outra dificuldade; custava fazer algo similar à conexão Bluetooth, pareamento local e tal?). Acredito que essa necessidade se deva à (insana) opção de sincronia via GPRS. Aliás, trate de desativar essa aberração assim que instalar o aplicativo no celular.

Tudo pronto, basta proceder à configuração. No Symbian, fica assim:

Cliente do ZOMF para Symbian.

Cliente do ZOMF para Symbian.

No PC, assim — e note que ele permite personalizar as pastas que serão sincronizadas:

Cliente do ZOMF para Windows.

Cliente do ZOMF para Windows.

Ambos, aplicativo móvel e para desktop, inicializam junto ao sistema e se conectam automaticamente em períodos pré-determinados. Dá para modificar esse comportamento. No smartphone, basta desativar a autoinicialização (imagem acima); no Windows, remover o programa via msconfig.exe.

Quando a sincronia está em ação, essas são as telas (e aqui explica-se a referência ao Windows 3.11):

Sinconia em andamento, no Windows.

Sinconia em andamento, no Windows. (Clique para ampliar)

Sincronia em ação, no Symbian.

Sincronia em ação, no Symbian.

O ZOMF funciona! Após o primeiro uso, ele faz uma demorada verificação dos arquivos, mas nas seguintes, pula os arquivos já conferidos anteriormente, o que deixa tudo mais ágil.

Na escassez de bons aplicativos que vivem os usuários de Symbian, o ZOMF é um raro exemplar que merece atenção, especialmente por ser gratuito e muito bom.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários