Meio Bit » Baú » Fotografia » Sony SLT com problemas na duração do vídeo

Sony SLT com problemas na duração do vídeo

08/10/2010 às 11:07

Acho que todo mundo aqui se lembra do lançamento da nova linha de câmeras reflex SLT da Sony. A tecnologia Single Lens Translucent consiste em um espelho translúcido e sensores CMOS retroiluminados. O anúncio oficial da Sony garante que essa manobra tecnológica vai melhorar em muito a capacidade do autofocus quando utilizado o sistema live view e durante a filmagem de vídeos. Os dois primeiros modelos lançados com a nova tecnologia são as Sony SLT A33 e SLT A55.

Porém, havia outra característica no equipamento que chamou a atenção de todo mundo. A Sony garantia que as câmeras poderiam gravar vídeos em alta definição com até 29 minutos de duração. Falando de câmeras DSLR que fazem filmes, esse é um tempo absurdo se pensarmos que a Canon 5D Mark II não chega a 15 minutos de filmagem. Mas, como Murphy é um cara que nunca dorme, um problema grave foi identificado, e ele está ligado ao meio ambiente.

Para ser mais específico, a temperatura é o grande vilão da coisa. Antes que a câmera entrasse em venda massiva, a empresa começou a detectar que em certas temperaturas o tempo de duração do vídeo caia abruptamente. A câmera simplesmente encerra o vídeo muito antes do que o prometido. Depois de algumas informações desencontradas, a Sony finalmente lançou uma tabela com a correção do tempo de gravação. Dois fatores interferem na duração do vídeo: o sistema de estabilização de imagem e a temperatura ambiente.

Dessa forma, fazendo a análise de apenas uma das câmeras, a Sony SLT A55 quando estiver em um ambiente de 20ºC pode fazer um vídeo de 9 minutos com o sistema de estabilização ligado e 29 minutos quando o sistema estiver desligado. A situação mais grave se encontra quando a câmera estiver em ambientes de 40ºC (maior parte do Brasil durante o verão) quando a duração do vídeo cai para 3 minutos com o sistema de estabilização ligado e apenas 5 minutos com o sistemas desligado.

Mas, não se preocupe caro consumidor, pois a Sony prontamente divulgou uma lista de atitudes que podem levar seu equipamento a gravar arquivos com maior duração. 1) Evitar a incidência direta de luz solar na câmera; 2) Sempre desligar a câmera quando não estiver em uso; 3) Desativar a estabilização de imagem. Olha só, muito simples. Aliás, eu acho que esse é apenas um defeitinho muito pequeno em uma câmera que custa apenas US$ 850,00.

sonySLTA55

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários